UFV

Projeto executado na UFV ganha reportagem no Globo Rural

As mudas de uma espécie de planta que inibe a infestação de pragas estão sendo cultivadas na Universidade Federal de Viçosa


Publicado em: 10/02/2021 às 19:00hs

Projeto executado na UFV ganha reportagem no Globo Rural
Foto: Globo Rural/TV Globo

No último domingo, 7, uma reportagem sobre o Projeto "Propaga Palma" foi transmitida no programa Globo Rural. A Universidade Federal de Viçosa (UFV) é propulsora da iniciativa responsável pela propagação de mudas de palma forrageira que é resistente ao inseto Cochonilha do Carmim.

A UFV explica que a planta é adaptável às condições climáticas do Semiárido e compõe a alimentação dos rebanhos da região, porém sua produção é limitada pela infestação do inseto. Isso motivou o desenvolvimento da técnica pela Universidade como tentativa de reestruturação socioeconômica dessa região. Na reportagem, a entrevistada é a professora coordenadora do projeto, Maria Lucia Calijuri.

De acordo com a instituição, uma contribuição está sendo cedida para agricultores familiares terem a disponibilidade de alimento para os animais a fim de reduzir as perdas nas criações principalmente no período de estiagem.

cochonilaCochonilha do Carmim. (Foto: Agrolink) 

PROJETO PROPAGA PALMA

A UFV foi contratada para executar o projeto que é fruto uma parceria entre o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sendo realizado no âmbito do Projeto Dom Helder Câmara.

A reportagem completa pode ser acessada pelo site do Globo Rural AQUI.