UFV

Projeto de manejo de animais abandonados na UFV volta a ser discutido

A reunião definiu parcerias para resolver o problema dos cães abandonados no campus


Publicado em: 09/11/2021 às 13:05hs

Projeto de manejo de animais abandonados na UFV volta a ser discutido
Foto: reprodução/internet

O problema dos cães abandonados no campus Viçosa voltou a ser discutido pela administração da UFV nesta última semana. Desta vez, o reitor Demetrius David da Silva recebeu, na reitoria, a vereadora Marly Coelho (PSC) e representantes da Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (Sovipa). Na reunião, o reitor reafirmou sua disposição em colaborar com a causa animal, desde que seja em parceria com o município e a sociedade organizada.

O reitor explicou aos presentes o Programa Institucional de Manejo Populacional de Cães e Gatos, elaborado por uma equipe multidisciplinar de professores e pesquisadores do DVT. O Programa já foi apresentado à Prefeitura Municipal de Viçosa e, a partir de agora, também contará com a parceria da Sovipa, com todos trabalhando de forma integrada e ordenada.

O Programa pretende registrar, identificar e monitorar a população de cães, verificar a prevalência de zoonoses e os riscos oferecidos à população que frequenta o campus, além de prevenir o aumento populacional e realizar campanhas educativas.

Também participaram da reunião a vice-reitora Rejane Nascentes; a presidente da Sovipa, Celestina Moreira; a professora do Departamento de Veterinária (DVT) Lorraine Dornelas; o assessor especial da Pró-Reitoria de Administração, Leonardo Pedroti, e Antônio Ferreira Júnior, da Divisão de Vigilância, além de outros membros da Sovipa.

CASTRAÇÃO

Durante a reunião, ficou decidido que a UFV dará apoio para viabilizar o projeto de castração que a Sovipa vem executando com recursos recebidos da Prefeitura Municipal. Neste caso, o apoio será logístico para que a Sovipa capture, realize a castração e acompanhe a recuperação dos animais e os encaminhe à adoção ou para o local de origem.

APOIO DA VIGILÂNCIA

Em breve, a UFV também dará início às campanhas educativas para coibir o abandono e estimular a guarda responsável dos animais. A equipe da Vigilância da instituição mapeou as matilhas no campus e irá apoiar a parceria, reforçando o combate ao abandono e maus tratos.

Atualmente, a Vigilância já monitora carros e pessoas que abandonam animais no campus. Se pegos em flagrantes, pessoalmente ou por imagens de câmeras, os responsáveis serão detidos até a chegada da Polícia Militar. A ação tem o apoio do Ministério Público. Segundo a legislação brasileira, o crime de abandono e maus tratos de animais é passível de multas e prisão de dois a cinco anos (Leis Federais nº 9.605/98 e nº14.064/20).