UFV

Professores da UFV são coautores do Manual Orientador da Conmebol

A UFV foi a única a instituição brasileira a participar do feito


Publicado em: 23/12/2020 às 17:01hs

Professores da UFV são coautores do Manual Orientador da Conmebol

O lançamento do Manual Orientador da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ocorreu neste mês e contou com a participação de professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), sendo a única instituição de ensino do Brasil a integrar o corpo de autores do material. 

De acordo com a Universidade, foram dois docentes que compuseram os textos do manual: Israel Teoldo, do Departamento de Educação Física (DES), integrante do programa Evolução, feito pela Conmebol para favorecer o ensino futebolístico no continente; e Próspero Paoli que leciona no curso de Especialização em Futebol da Universidade.

Segundo a UFV, o manual de 140 páginas servirá como orientação aos demais cadernos didáticos produzidos pela Conmebol para aprimorar a prática do futebol em variadas modalidades nos países da América do Sul. Além disso, a publicação abordou aspectos como identidade, lógica de jogo, formação de jovens atletas, entre outros temas, dentro do panorama de questões pertinentes ao futebol no contexto sul-americano. 

"Trata-se de uma publicação importante, considerando seu papel norteador do desenvolvimento desse esporte em nosso continente nos próximos anos. Estamos orgulhosos por podermos participar e projetar, cada vez mais, o papel da UFV como centro de excelência nas ciências também dessa área", concluiu o professor Israel.

O acesso à publicação foi disponibilizado neste link