UFV

Professor da UFV escolhido para receber o Prêmio Fundação Bunge

Tiago, de 35 anos, foi selecionado na categoria “Juventude” por suas pesquisas inovadoras e disruptivas em diagnósticos e controle de doenças infecciosas. A premiação será entregue em novembro, em São Paulo (SP)


Publicado em: 15/10/2021 às 17:32hs

Professor da UFV escolhido para receber o Prêmio Fundação Bunge
Foto: Divulgação/ UFV

O professor Tiago Antônio de Oliveira Mendes, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBB) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi o escolhido este ano para receber o Prêmio Fundação Bunge, um dos mais importantes reconhecimentos científico literário e artístico do país.

Tiago foi selecionado na categoria “Juventude” por suas pesquisas inovadoras e disruptivas em diagnósticos e controle de doenças infecciosas. A premiação será entregue em novembro, em São Paulo (SP). Com apenas 35 anos, Tiago é professor da UFV desde 2016 e coordenador do Laboratório de Biofármacos.

O professor tem trabalhado com o desenvolvimento de kits de diagnóstico e antígenos vacinais para importantes doenças meios em que convive, que assolam o país, como leishmanioses, zika, dengue, helmintoses, leptospirose e doença de Chagas. Todos estes projetos resultaram no depósito de 34 patentes no Brasil e na União Europeia.

Desde o ano passado, o grupo de pesquisadores liderado pelo professor Tiago tem desenvolvido trabalhos para o combate à Covid-19. Em maio deste ano, a equipe divulgou uma técnica simples e muito barata para destruir o vírus antes mesmo que chegue às estações de tratamento de esgoto hospitalar. A técnica ainda tem potencial para eliminar outros patógenos e até mesmo outros compostos químicos, como antibióticos ou agrotóxicos que causam contaminação das águas e danos ambientais.

Atualmente, a equipe busca alternativas mais baratas para kits de diagnóstico de Covid-19 que podem ser usados após a vacinação. Os kits também estão em depósito de patente.