UFV

Museu da Comunicação da UFV recebe doação de equipamentos raros

A professora Ana Maria de Fátima Duarte, da UFMG, foi a responsável por doar máquinas fotográficas, livros e coleções de revistas.


Publicado em: 04/01/2021 às 14:10hs

Museu da Comunicação da UFV recebe doação de equipamentos raros

As visitas aos museus e espaços de ciências da UFV (Universidade Federal de Viçosa) estão interrompidas desde o início da pandemia da Covid-19, em março. Os profissionais dos espaços continuam atuantes e, no mês de novembro, o Museu da Comunicação da UFV recebeu a doação de uma centena de máquinas fotográficas antigas. 

Os equipamentos foram doados pela professora Ana Maria de Fátima Duarte, aposentada da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Por meio de um termo de doação, ela disponibilizou equipamentos de diferentes épocas, inclusive do início do século XX.

O coordenador do Museu, professor Ernane Rabelo, destacou que esta é a maior doação de acervo particular já recebida desde 2013, quando o museu foi criado. Segundo ele, além do valor histórico e museológico, a coleção tem relevância econômica já que as peças são extremamente caras e estão em excelente estado de conservação.

 “É um ato carregado de grande simbolismo. Observo que nos últimos anos tem-se ampliado o volume de doações voluntárias. Muitos têm percebido a grandeza do gesto de doar acervos pessoais para a sociedade, por intermédio de seus museus públicos. A preservação da história, o ensino, a pesquisa e a visitação pública são, por si só, uma grande homenagem à memória dos doadores”, destacou Ernane.

O acervo receberá o nome de “Professor Lauro Mello Vieira”, em homenagem ao esposo de Ana Maria de Fátima Duarte, que foi diretor da Faculdade de Farmácia da UFMG e era colecionador de diversos materiais, especialmente máquinas fotográficas e relógios antigos.

Dentre os equipamentos doações, estão: máquina Kodak Folding Pocket (de 1909), Zeiss Nixe (1927), Keystone Criterion Movie Camera (1930), Voightlander Brilliant (1932) e Kodak Autographic Junior (1920). Além deles, também foram doados livros especializados em fotografia, coleções de revistas antigas e dois armários.

A expectativa é de que os equipamentos possam ser apreciados após o retorno das atividades presenciais na UFV. Eles foram transportados de Belo Horizonte para Viçosa com o subsidio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e serão catalogados como patrimônios do Departamento de Comunicação Social, ao qual o museu está vinculado. Além de Ernane Rabelo, fazem parte da coordenação do museu as professoras Laene Mucci, Mariana Bretas e a jornalista Eugene Franklyn.