UFV

Máscara continua obrigatória na UFV

Na cidade, o uso estará liberado a partir de amanhã


Publicado em: 31/03/2022 às 17:54hs

Máscara continua obrigatória na UFV

O uso facultativo de máscaras autorizado pela prefeitura de Viçosa, a partir de 1º de abril, não se aplicará à UFV. As máscaras continuarão sendo obrigatórias para o acesso de estudantes, servidores e funcionários terceirizados aos espaços coletivos dos três campi da instituição – Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. Todos deverão estar de máscara para frequentar salas de aula, laboratórios, auditórios, bibliotecas, moradias estudantis, restaurantes universitários (RUs) e áreas administrativas.

A decisão da UFV é baseada no conhecimento científico que fundamenta o trabalho que vem sendo realizado desde o início da pandemia de covid-19 pela Comissão de Biossegurança e Controle de Infecção no Serviço de Saúde (Biociss), do Departamento de Medicina e Enfermagem. A Biociss foi responsável pela elaboração do Protocolo de Biossegurança para Retorno às Atividades Presenciais, aprovado, em janeiro, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Todas as suas recomendações foram no sentido de preservar a saúde da comunidade universitária e das populações das cidades onde os campi estão localizados.

Os integrantes da Comissão de Biossegurança consideram o uso de máscaras em ambientes fechados como medida cientificamente comprovada para a prevenção da covid-19. Seu uso, associado à vacinação, reduz a transmissão da infecção, sobretudo em espaços fechados e com maior número de pessoas. A não flexibilização do seu uso nesses espaços, tornando-as facultativas somente nos locais abertos, justifica-se, na avaliação da Biociss, pela proximidade do início do novo semestre letivo, em maio, quando as pessoas chegarão aos campi vindas de diversas regiões do país, com diferentes taxas de vacinação e número de casos. Além disso, o retorno às aulas ocorrerá na época mais fria do ano, em que há uma tendência maior de aglomeração nos espaços fechados e o surgimento de eventos de doenças respiratórias, como resfriados e gripe.

A associação da vacinação completa ao uso de máscaras em espaços fechados pode contribuir, portanto, para um retorno integral e tranquilo de todos os estudantes da Universidade com proteção para toda a comunidade.

whatsapp-image-2022-03-31-at-175505-1