UFV

Mais estabelecimentos são autuados pela Fiscalização da PMV

Supermercados receberam novas orientações para conter aglomerações, segundo o Departamento de Fiscalização


Publicado em: 30/03/2021 às 17:42hs

Mais estabelecimentos são autuados pela Fiscalização da PMV
Foto: Prefeitura de Viçosa

Nesta semana, o Departamento de Fiscalizações da Prefeitura de Viçosa realizou abordagens em alguns estabalecimentos que não seguiram as exigências dos decretos que regulamentam o funcionamento na Onda Roxa do programa Minas Consciente.

Segundo a fiscalização, um estabelecimento comercial  no bairro Santo Antônio foi interditado por descumprimento do Código de Postura do município e dos decretos 5.450 e 5.577/2020. Os fiscais constataram que a pessoa responsável pelo estabelecimento usava a máscara no queixo e a quantidade de clientes dentro da loja era superior ao número permitido para o local. Também foi observada a falta de funcionários para aferir a temperatura das pessoas em compras e a demarcação no chão de distanciamento na fila não existia.

Outra ação fiscalizatória aconteceu em um bar na Praça Emílio Jardim, centro. Os fiscais compareceram no local e comprovaram a denúncia de mesas na área externa do estabelecimento. Foi solicitado o recolhimento das mesas com o dono sendo notificado e informado que só poderá exercer a atividade em forma de delivery, sendo proibido o atendimento presencial.

SUPERMERCADOS EM VIÇOSA

Nos supermercados da área central, atendendo demanda do Ministério Público, os fiscais da Vigilância Sanitária e do Departamento de Fiscalização e Posturas notificaram os proprietários com relação aos protocolos do Minas Consciente adotados na Onda Roxa, segundo as Deliberações 130 e 136, quanto ao distanciamento em relação as filas de entrada, área da padaria, açougue e caixa. 

Durante a ação foi constatado o controle de fluxo de clientes, normalmente feito por sistema de fichas. Aos responsáveis pelos estabelecimentos foi recomendado um maior rigor nesse quesito para evitar aglomeração dentro do estabelecimento. Foi verificado que o sistema de assepsia das mãos dos clientes e a higienização realizada nos carrinhos estavam acontecendo como manda a lei. Também foi observado que os estabelecimentos instalaram proteção de acrílico visando resguardar a segurança dos seus colaboradores.

COMO DENUNCIAR

Conforme divulgado pela PMV, as denúncias de aglomeração e descumprimento dos protocolos de combate ao coronavírus podem ser feitas à Vigilância Sanitária e ao Departamento de Fiscalização e Posturas.

De segunda a sexta-feira, de 8 às 18 horas nos telefones: 3891-6001 e 3892-4943.

Durante a semana, das 18 às 6 horas, e aos finais de semana o número a ser chamado é o 3892-2009.