UFV

Governo do Estado vai apoiar criação de Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário na UFV

Momento da assinatura do documento, em cerimônia ocorrida na última sexta-feira, no Espaço Trigoleve


Publicado em: 28/08/2021 às 12:30hs

Governo do Estado vai apoiar criação de Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário na UFV
Foto: arquivo

Durante visita a Viçosa, na última sexta-feira, 20, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, assinou um Despacho Governamental para que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) estabeleça um convênio com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) para a criação do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário em Minas Gerais (NDF).

De acordo com a UFV, o NDF pretende contribuir para o desenvolvimento e a modernização do transporte ferroviário do estado de Minas Gerais e tem, entre seus objetivos, o desenvolvimento de conhecimentos de engenharia ferroviária, assim como o domínio e a atualização permanente da tecnologia além da sua transferência –, garantindo parcerias e colaborações com entidades, empresas e universidades que trabalham no setor.

Durante a assinatura, realizada após um almoço com lideranças no Espaço Trigoleve, o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, explicou que o núcleo será formado por três instituições públicas federais, sob a coordenação da universidade viçosense. Compõem o grupo a Universidade Federal de SãoJoão Del Rei (UFSJ) e IF Sudeste - Campus Santos Dumont.

“Teremos um grande grupo de especialistas para focar em inovações tecnológicas na área de ferrovias. Isso é uma visão altamente estratégica do Governo de Minas”, enfatizou o reitor.

O coordenador da iniciativa na UFV é o professor do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica, Julio Cesar Costa Campos.

Ao Folha da Mata, ele informou que o apoio do governo estadual será de suma importância para o desenvolvimento das pesquisas, que já têm avanços na área de consumo de combustível, análise de biodiesel, manutenção preventiva e corretiva, rolamentos, entre outras questões que envolvem trens e linhas férreas.