UFV

Fabricação do doce de leite Viçosa é reconhecida como patrimônio imaterial de Minas Gerais

Deputados votaram projeto de lei que pretende tornar o processo de fabricação do doce como sendo de relevante interesse cultural


Publicado em: 19/05/2021 às 20:13hs

Fabricação do doce de leite Viçosa é reconhecida como patrimônio imaterial de Minas Gerais
Foto: reprodução internet

Deputados estaduais aprovaram em 1ª votação nesta quarta-feira, 19, o projeto de lei que reconhece a fabricação do Doce de Leite Viçosa como sendo de relevante interesse cultural para o estado de Minas Gerais. O projeto é de autoria do deputado Coronel Henrique (PSL) e, originalmente, propunha a classificação da fabricação do doce como patrimônio imaterial do estado.

O Doce de Leite Viçosa é produzido no Município de Viçosa desde 1980, é reconhecido pelo público e por especialistas, tendo sido premiado nove vezes como melhor doce de leite do Brasil no concurso nacional de produtos lácteos organizado pela Epamig e Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

A fabricação do doce, a cargo do laticínio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), é completamente industrializada e seus segredos de produção guardados a sete chaves por uma equipe altamente capacitada e utiliza matéria-prima de primeira linha, processada com tecnologia de ponta e seguindo rigorosos padrões técnicos.

Apesar de a fabricação ser feita sob sigilo industrial, e a população não ter acesso ao modo de preparo do badalado produto, para o deputado, a simbologia, história e tradição do doce de leite justificam a aprovação do projeto, que tramita na casa desde 2019.