UFV

Coronavírus: UFV é única Universidade Federal a cancelar aulas em Minas Gerais


Publicado em: 15/03/2020 às 01:45hs

Coronavírus: UFV é única Universidade Federal a cancelar aulas em Minas Gerais

 

Enquanto a Universidade Federal de Viçosa, UFV, cancelou suas atividades devido a já declarada pandemia de coronavírus pelo mundo, outras universidades federais de Minas Gerais, porém, decidiram manter o calendário acadêmico normalmente. Em algumas, a medida tomada foi a criação de comitês de combate, a exemplo do que a própria UFV já havia feito na última quinta-feira, 13.

As universidades que optaram por ainda não paralisar as atividades acadêmicas foram: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Nessas instituições a situação da pandemia do novo coronavírus será monitorarada diariamente e com base nesse monitoramento as universidades tomarão atitudes para contenção e prevenção de eventuais problemas relacionadas ao novo vírus.

Explicações

As universidades emitiram várias notas com dicas e orientações de prevenção aos seus estudantes e servidores, e pedem cautela para que uma situação de pânico não seja instaurada. Apesar dessas instituições manterem os calendários de atividades acadêmicas, essa decisão pode ser modificada a qualquer momento. Além disso uma recomendação geral em várias dessas universidades é evitar aglomerações de pessoas, e por conta disso foram suspensos eventos culturas e festividades em algumas delas. Estudantes e demais membros da comunidade acadêmica também são orientados a procurar as diretorias de suas unidades caso tenham retornado recentemente de viagem a áreas de risco.