UFV

Comitiva do governo do Zimbábue participa de capacitação na UFV

Grupo permanece em Viçosa até a próxima semana para um treinamento oferecido pela Universidade com o objetivo de fortalecer o setor de gado de corte do país africano


Publicado em: 06/05/2022 às 15:34hs

Comitiva do governo do Zimbábue participa de capacitação na UFV

Um grupo de profissionais do governo do Zimbábue (país localizado no sul da África) chegou em Viçosa nesta semana para participar de um treinamento oferecido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) com o objetivo de fortalecer o setor de gado de corte daquele país.

O reitor Demetrius David da Silva recebeu a comitiva na última terça-feira (3), que estava acompanhada do embaixador do país africano no Brasil, Gumisai Gideon Gapare. O encontro, que aconteceu no Salão Nobre do Edifício Arthur Bernardes, é uma das atividades previstas para o grupo, que permanece em Viçosa até 13 de maio.

A capacitação faz parte do projeto de cooperação técnica Strengthen the Beef Cattle Sector in Zimbabwe, uma parceria entre a UFV, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o governo do Zimbábue. Na Universidade, estão envolvidos os Departamentos de Zootecnia (DZO) e o Departamento de Veterinária (DVT). De acordo com o professor do DZO e coordenador das ações na UFV, Odilon Gomes Pereira, essa é a segunda de quatro capacitações que estão previstas nas áreas de nutrição, melhoramento genético e reprodução animal.

O reitor, além de desejar boas-vindas ao grupo, aproveitou a oportunidade para reafirmar, em nome da Universidade Federal de Viçosa, “o compromisso da instituição em oferecer formação de qualidade para os profissionais do Zimbábue’’. Ponto destacado também pela analista de projetos da ABC, Melissa Popoff, que salientou a “parceria muito profícua” com a UFV, ressaltando, principalmente, a dedicação dos professores envolvidos. Também participou do encontro, representando a Universidade, o diretor de Relações Internacionais, professor Vladimir Di Iorio.

O embaixador do Zimbábue agradeceu a recepção e disse estar “muito impressionado com a Universidade”, sentimento compartilhado pelo restante do grupo. Ele agradeceu o esforço de todos os envolvidos e afirmou sua “satisfação com o progresso do projeto”.