UFV

Novos bancos no campus da UFV são feitos com madeira reutilizada

Toras das árvores cortadas servirão como material para mesas e peças de arte a serem instaladas no campus de Viçosa


Publicado em: 01/09/2021 às 17:00hs

Novos bancos no campus da UFV são feitos com madeira reutilizada
Foto: Divulgação/UFV

O jardim em frente ao Centro de Vivência passou a contar com dois novos bancos rústicos de madeira para serem utilizados pela comunidade acadêmica e visitantes do campus Viçosa. Com seis metros de comprimento e cerca de 500 quilos, eles foram construídos pela equipe da marcenaria do Departamento de Engenharia Florestal (DEF) a partir de um eucalipto que estava caindo, nas proximidades da garagem da UFV, e teve de ser cortado por segurança.

A ideia de aproveitar as árvores caídas no campus surgiu após o temporal de 2019, como conta o pró-reitor de Extensão de Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto. O desejo era dar uma destinação artística ou funcional como equipamento urbano para as árvores caídas, podadas ou cortadas por questões de segurança, ou seja, “dar um uso mais nobre para esse recurso tão importante”.

MAIS PEÇAS

A previsão é que mais bancos como esses sejam instalados pelo campus Viçosa, assim como mesas e peças de arte.As toras de madeira para a sua produção já estão disponíveis na marcenaria do DEF e os locais de instalação serão definidos pela Diretoria de Meio Ambiente/Pró-Reitoria de Administração em virtude do fluxo de pessoas e de questões paisagísticas e ambientais.

Com a pandemia da Covid-19, a ação institucional teve que esperar. Até que, neste ano, foi retomada como parte também do Projeto de Arborização do campus Viçosa, juntamente com o diretor de Meio Ambiente, Ulisses Bifano, e com o chefe do Departamento de Engenharia Florestal, Sebastião Valverde.