UFV

Animais silvestres são vistos com maior frequência no campus da UFV

Entenda as razões para o crescente aparecimento desses animais neste período pandêmico


Publicado em: 23/12/2020 às 16:01hs

Animais silvestres são vistos com maior frequência no campus da UFV
Foto: André Cardoso/Divulgação

Cobras, bicho-preguiça, lobo-guará e jacaré. Estes foram alguns animais que foram flagrados por transeuntes no campus da UFV no período de março a novembro do ano de 2020.  A Universidade atentou a comunidade sobre a possibilidade de aparecimento de serpentes no campus, o que é normal nesta época do ano, em que os animais ficam mais ativos. 

Segundo a UFV, somente o campus de Viçosa abriga 700 hectares de vegetação nativa ou regenerada, o que contribui para a preservação desses animais e a possibilidade de serem encontrados por transeuntes.

Ao Folha da Mata, Fabiano de Melo, professor do Departamento de Engenharia Florestal da UFV que atua na área de conservação de animais, esclareceu que os motivos pelos quais esses bichos têm sido vistos com certa frequência no campus, ocorre devido a disponibilidade de recursos na localidade, como alimentação e moradia, somado ao fato de que o fluxo de pessoas diminuiu. 

De acordo com o professor, a possibilidade de esses animais serem encontrados nas vias urbanas é menor, uma vez que com a circulação de carros e pessoas na cidade eles se sentem ameaçados.

A Universidade também informou que, ao encontrar animais desse tipo no campus, é importante manter a calma e acionar o Corpo de Bombeiros para capturar e transportar as serpentes de maneira segura para locais adequados. Quanto a isso, algumas medidas podem ser seguidas caso alguém que esteja nas limitações do campus se depare com animais desse tipo:

- Não se aproximar, não alimentar ou interferir nos hábitos dos animais silvestres;

- Avisar à Divisão de Vigilância ou Divisão de Corpo de Bombeiros da Universidade caso encontre algum em situação de risco ou debilitado;

O contato da Divisão de Vigilância é (31) 3612-4000 e o da Divisão de Corpo de Bombeiros, (31) 3612-1681 ou 3612-1682.