SAÚDE

Viçosa se torna referência macrorregional para tratamento de obesidade

Hospital São Sebastião executará o tratamento de alta complexidade, habilitado pelo Ministério da Saúde


Publicado em: 05/01/2021 às 14:25hs

Viçosa se torna referência macrorregional para tratamento de obesidade

O município de Viçosa foi habilitado pelo Ministério da Saúde para ser referência macrorregional de alta complexidade na assistência a pessoas diagnosticadas com obesidade.  Conforme a portaria federal no 3.529, o serviço será executado pelo Hospital São Sebastião (HSS), que receberá recursos a partir de janeiro do Fundo Nacional de Saúde e do plano orçamentário.

A realização de cirurgia bariátrica, segundo a Prefeitura de Viçosa, poderá ser realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do encaminhamento do CEAE (Centro Estadual de Atenção Especializada), cujas equipes multiprofissionais e ambulatório do HSS são coordenados pelo médico Daniel Medrano. O paciente terá que seguir os protocolos que incluem: consulta médica; indicação de cirurgia mediante necessidade comprovada; e acompanhamento com equipe de multiprofissionais.

A diretora administrativa do HSS, Ildamara Gandra de Menezes, informou que a expectativa é de que os serviços sejam ampliados na unidade. Segundo ela, o hospital opera com 95% da capacidade e visa habilitar-se com mais serviços de alta complexidade para atender Viçosa e região.

Para estruturar o atendimento de alta complexidade, a Prefeitura de Viçosa e o HSS tiveram que firmar um convênio em 2019, que já possibilitava a realização das cirurgias bariátricas custeadas pelo SUS. Segundo Marcus Schitini, secretário de Saúde, a habilitação do Ministério da Saúde é resultado do trabalho desenvolvido pela equipe que elaborou o projeto e enviou toda a documentação necessária.

“Atualmente, temos cinco serviços de alta complexidade sendo oferecidos em Viçosa. Com mais essa opção, nos tornamos referência em saúde e passamos a atender melhor a população", destacou Marcus Schitini. A portaria federal no 3.529 não informa o quantitativo que o HSS receberá para execução do serviço. No entanto, esclarece que o Ministério da Saúde será o responsável por fazer o orçamento e o Fundo Nacional de Saúde irá apurar a produção na Base de Dados dos Sistemas de Informações do SUS.