SAÚDE

Viçosa participará do Projeto Saúde em Rede promovido pelo Governo de Minas

O projeto pretende estruturar de forma estratégica o atendimento nas redes de saúde do estado


Publicado em: 08/03/2021 às 15:54hs

Viçosa participará do Projeto Saúde em Rede promovido pelo Governo de Minas
Foto: Fábio Marchetto

A primeira etapa da implantação do Projeto Saúde em Rede, contou com a presença do prefeito Raimundo Violeira (PSD) e do secretário de Saúde, Júlio César de Abreu Cotta. O evento aconteceu no último dia 4 de março, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Conforme estabelecido no acordo de cooperação, assinado por Raimundo, Viçosa passa a fazer parte do Projeto Saúde em Rede que propõe a implementação de processos de educação permanente em saúde para ampliar as capacidades das equipes da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada.

Raimundo afirmou que o programa é de grande importância para que a saúde pública do município siga o caminho da humanização, valorizando as pessoas e procurando atendê-las com eficiência e presteza.

PROJETO SAÚDE EM REDE

O programa, segundo o Governo Estadual, tem como objetivo organizar as redes de atenção à saúde desde a atenção primária, passando pela atenção especializada e hospitalar, a fim de promover um melhor serviço para a sociedade e gerar mais valor ao cidadão tendo como foco inicial o cuidado materno-infantil.

De acordo com o Governo de Minas, os resultados propostos pelo projeto são: 

  • Gestão mais eficiente dos recursos empregados; 
  • Maior satisfação do usuário; 
  • Consultas especializadas mais resolutivas; 
  • Menor tempo de espera para consultas; 
  • Redução das internações hospitalares e estruturação do modelo de atenção as condições crônicas. 

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, disse que “esse projeto traz uma estruturação dos processos de trabalho. Rede significa estar tudo interligado e possuímos várias redes na saúde. O projeto irá verificar cada nó da rede de modo que todos estejam na direção correta. Trata-se de um projeto muito mais de educação, de desenvolvimento de pessoas e de estrutura”, concluiu.