SAÚDE

Vacinação contra a Covid na região está mais avançada que a média de MG

Entre janeiro e novembro, foram quase 230 mil doses distribuídas em Viçosa e municípios vizinhos


Publicado em: 02/12/2021 às 17:36hs

Vacinação contra a Covid na região está mais avançada que a média de MG
Desde o início da campanha de vacinação, em Viçosa, a UFV tem dado suporte na aplicação das doses. A maioria da população vacinada passou pelo Espaço Multiuso, no campus, o principal ponto de vacinação do município. Foto: divulgação/UFV

A campanha de vacinação contra a Covid-19 na microrregião de Viçosa avança mais rapidamente que a média de todo o estado de Minas Gerais. Nos municípios de Araponga, Cajuri, Canaã, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme, São Miguel do Anta, Teixeiras e Viçosa, que integram a microrregião, foram distribuídas 229.913 doses das vacinas, desde o início da operação do Plano Nacional de Imunização, em janeiro.

São 115.595 doses para a primeira aplicação, 97.776 para a segunda dose, mais 2.796 de dose única – exclusivas da Janssen. Além disso, somam-se as 13.746 da dose de reforço, que começaram a ser aplicadas no segundo semestre do ano. Com esses números, a microrregião atinge uma cobertura vacinal de 97,13% da população imunizada com a primeira dose e 84,51% com a segunda dose ou dose única.

Em todo o estado de Minas Gerais, até o final de novembro, a cobertura da primeira dose é de 90,88% e a de segunda dose ou dose única é de 77,88% da população. Em todo o estado, já foram distribuídas mais de 36 milhões de doses. Os dados foram retirados do Painel Vacinômetro, elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e atualizado pelos municípios diariamente.

VIÇOSA

Em Viçosa, o primeiro lote, com quase 1.400 doses da CoronaVac, chegou no dia 20 de janeiro. No mesmo dia, os habitantes começaram a ser imunizados. Uma servidora da Secretaria de Saúde teve a honra de ser a primeira a receber a dose do imunizante.

Em quase 11 meses de vacinação intensa, o município imunizou 67.865 pessoas com a primeira dose, até o final de novembro, de acordo com o boletim da prefeitura. O total corresponde a 84,92% da população, segundo estimativas do IBGE. Em relação à segunda dose ou dose única, a porcentagem da cobertura vacinal é de 78,92%.