SAÚDE

SES descarta caso suspeito de Varíola dos Macacos notificado em Viçosa

Zona da Mata já registrou dois casos da doença


Publicado em: 28/07/2022 às 11:27hs

SES descarta caso suspeito de Varíola dos Macacos notificado em Viçosa

A Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG) descartou o caso suspeito da Monkeypox (Varíola do Macaco) que foi notificado pelo município de Viçosa. De acordo com a SES, não há nenhum outro caso de Viçosa em investigação no momento.

O caso descartado é uma jovem, com idade entre 20 e 30 anos, que chegou em Viçosa com histórico de viagens em locais com confirmação da doença. A paciente foi atendida pelo serviço de saúde local, fez isolamento domiciliar e não apresentou sinais graves da doença. 

As amostras da paciente foram colhidas pela Prefeitura de Viçosa e enviadas ao laboratório da Funed (Fundação Ezequiel Dias), em Belo Horizonte, para a confirmação ou descarte do caso. 

Situação Epidemiológica em Minas Gerais

Minas Gerais confirmou 44 casos de monkeypox até esta quarta-feira (27/7), segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Outros 83 casos estão sendo analisados.

A maioria dos contágios ocorreram no exterior ou em outros estados que apresentam índice alto. Em Minas, apenas Belo Horizonte apresentou transmissão comunitária.

A capital mineira tem 32 casos confirmados. Já o interior registrou três em Santa Luzia; dois em Sete Lagoas e em Governador Valadares; e um em Cataguases, Coronel Fabriciano, João Monlevade, Mariana, Teófilo Otoni e Juiz de Fora.