SAÚDE

Serviço Residencial Terapêutico é inaugurado em Viçosa

A residência prestará atendimento aos pacientes em tratamento de saúde mental


Publicado em: 30/12/2020 às 15:46hs

Serviço Residencial Terapêutico é inaugurado em Viçosa
Foto: PMV/Divulgação

Nessa terça-feira, 29, o Serviço Residencial Terapêutico (SRT) ligado à Rede de Atenção Psicossocial foi inaugurada pela Prefeitura Municipal de Viçosa. O local já está apto a prestar atendimento à população. Dessa forma, a Prefeitura pretende economizar recursos destinados ao pagamento de internações de pacientes viçosenses em clínicas particulares de outras cidades.

De acordo com a PMV, a residência servirá para dar suporte ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), e vai receber mulheres que estão em tratamento de saúde mental em clínicas particulares fora de Viçosa e que não possuem residência fixa na cidade. Os pacientes receberão um tratamento humanizado, seguindo a abordagem metodológica da residência.

O Secretário de Saúde, Marcus Schitini, afirmou que o funcionamento do local será semelhante a uma espécie de república: "a rotina de uma casa normal será mantida e estimulada, para criar um ambiente acolhedor e, ao mesmo tempo, de autonomia para as residentes. Assim, o tratamento será eficaz", explica.

A Prefeitura informou que ficará responsável pela equipe de profissionais contendo técnicos de enfermagem e terapeuta ocupacional, além de fornecer materiais domésticos para a manutenção da casa localizada na avenida Joaquim Lopes de Faria, 655, bairro Santo Antônio. O imóvel com quatro quartos que abrigam 10 leitos, banheiro, área externa e quintal foi alugado pela Secretaria de Saúde.