SAÚDE

Região tem 100 novos casos de câncer de próstata por ano

Estimativas do sistema nacional do SUS reforçam a necessidade de campanhas de prevenção e conscientização


Publicado em: 16/11/2021 às 16:55hs

Região tem 100 novos casos de câncer de próstata por ano
Foto: reprodução

O mês de novembro é marcado por diversas ações de conscientização sobre a saúde do homem, principalmente nos cuidados preventivos para evitar o câncer de próstata, o tipo mais comum e o segundo mais letal entre a população masculina. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de mais de 65 mil novos casos da doença a cada ano em todo o país. Só em Minas Gerais, a previsão é de que mais de 6.400 homens desenvolvam o tumor.

Em Viçosa, no ano passado, 80 homens no município receberam algum tipo de diagnóstico de câncer, sendo que 10 casos eram de tumor maligno na próstata. Os dados são do Painel Oncologia, do sistema Datasus do Ministério da Saúde. Ao todo, foram 192 casos de diversos tipos de câncer no município, entre homens e mulheres.

Ainda de acordo com as informações do painel, em toda a região, foram 102 registros de homens com câncer na próstata. Os números do ano anterior são usados como base para calcular as estimativas dos anos seguintes, conforme a metodologia adotada pelo Inca. Dessa forma, é possível afirmar que as estatísticas de 2021 devem bater a casa dos 100 casos deste tipo de câncer, que pode ser detectado em sua fase inicial, permitindo, assim, um tratamento eficiente.

CONSCIENTIZAÇÃO E EXAMES

Um dos exames que detectam o tumor na próstata é feito por meio de coleta de sangue, para análise do PSA, sigla em inglês para “antígeno prostático específico”. O aumento da concentração desta enzima pode indicar alterações no órgão. O diagnóstico precoce ajuda a identificar o tumor em estágio inicial e, dessa forma, aumentar as chances de cura. A realização do PSA é indicada por autoridades de saúde para homens a partir dos 45 anos, que tenham fatores de risco, ou a partir dos 50 anos, sem fatores como histórico familiar da doença.

Em Viçosa, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), especialmente, nesse mês de novembro disponibilizam mais cotas para os exames de sangue PSA. As pessoas interessadas devem procurar uma equipe de saúde da família, onde há profissionais capacitados e prontamente para acolher e ajudar a população desta faixa etária. O exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, também é recomendado para esta faixa etária, como forma preventiva.

A prefeitura de Viçosa planejou uma série de ações ao longo do mês, já realizadas na feira livre e praça Silviano Brandão. Na sexta-feira, dia 19, acontece uma palestra para pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD, às 14h. E, na semana seguinte, dia 26, o tema será abordado por agentes de saúde do município junto aos funcionários da empresa Pif Paf Alimentos.