SAÚDE

Prorrogada a campanha da vacina contra a gripe


Publicado em: 30/05/2018 às 15:30hs

Prorrogada a campanha da vacina contra a gripe

Com encerramento previsto para esta quarta-feira, 30, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 15 de junho, pelo Ministério da Saúde, devido à dificuldade de distribuição das vacinas imposta pela paralisação dos caminhoneiros.

Em Viçosa, a Secretaria de Saúde decidiu acatar a determinação do Ministério da Saúde, entendendo que é uma oportunidade para que pessoas do público alvo que ainda não se vacinaram possa atualizar sua vacinação. Além dos PSF’s (nos bairros e distritos), a vacina está sendo oferecida na Sala de Vacinas da Policlínica (antigo Centro de Saúde da Criança e da Mulher) no horário das 8 às 17 horas, para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes (em qualquer idade gestacional), puérperas (mulheres com até 45 dias pós parto), trabalhadores de saúde, professores (rede pública e privada); idosos acima de 60 anos; e doentes crônicos (com comprovação através de receita médica contendo a prescrição e o diagnóstico).

De acordo com o Setor de Imunizações e Campanhas da Secretaria Municipal de Saúde, dos grupos prioritários, ultrapassaram a meta, os trabalhadores em saúde foram 108,39% vacinados e as mulheres pós-parto com 113,33%. Nos demais casos, foram imunizados 94,55% dos idosos; professores, 63,78%; crianças, 60,92%; e gestantes, 74,10%. O número registrado, em Viçosa, até o último dia 28, supera a vacinação nacional (66,69%) e a estadual (74,70%). Ponte Nova, sede da Gerência Regional de Saúde, já imunizou 86,67% do seu público alvo.

Segundo a coordenadora do Setor de Imunizações e Campanhas, Ivone de Freitas, o cartão de vacina deve sempre ser apresentado no momento da vacinação. Ela disse também que além da gripe, outras vacinas em atraso estão sendo disponibilizadas.

Outras informações podem ser obtidas na Sala de Vacinas, pelo telefone (31)3892-7657.