SAÚDE

Prefeitura vai cadastrar crianças com 3 e 4 anos de idade para vacinação contra Covid

A recomendação do Ministério da Saúde é que a vacinação ocorra de forma gradual, primeiramente para as crianças imunocomprometidas, seguidas pelas faixas etárias de 4 e depois de 3 anos.


Publicado em: 01/08/2022 às 13:45hs

Prefeitura vai cadastrar crianças com 3 e 4 anos de idade para vacinação contra Covid

A Prefeitura de Viçosa divulgou, nesta segunda-feira, 1, que vai realizar o cadastramento de crianças de 3 e 4 anos de idade para iniciar a vacinação contra a Covid-19 para esta faixa etária, na próxima quarta-feira, 3. Para vacinar as crianças, os pais e responsáveis precisam realizar um cadastramento prévio.

A vacinação em Viçosa vai seguir a recomendação do Ministério da Saúde, sendo aplicada de forma gradual, primeiramente em crianças imunocomprometidas, seguidas pelas faixas etárias de 4 e depois de 3 anos.

De acordo com o coordenador do Setor de Atenção Primária em Imunizações, da Prefeitura de Viçosa, Jeferson Viana, o município recebeu 140 doses da vacina, 14 frascos com 10 doses. Como a cidade possui 14 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), cada uma vai receber um frasco e por isso é necessário um cadastramento prévio. 

“Inicialmente, os pais das crianças de 3 e 4 anos imunocomprometidas, e das crianças de 4 anos, devem entrar em contato com as UBSs dos seus bairros, nesta terça-feira, 2, das 13h às 17h. A vacinação vai acontecer na quarta-feira, 3, e se dará por meio de agendamento. O motivo do agendamento é para que nós consigamos realizar a vacinação de forma organizada e também que evitemos a perda de doses”, evidencia o coordenador.

As crianças de 5 anos que ainda não receberam a primeira dose devem aguardar a repescagem. Jeferson Viana reforça que o município já solicitou à Superintendência Regional de Saúde mais doses da vacina Pfizer Pediátrica.

 “De acordo com a nota do Ministério da Saúde, as crianças de 3 e 4 anos só poderão receber a Coronavac e as crianças de 5 anos, a Pfizer Pediátrica”, esclarece. 

Jeferson ainda ressalta que assim que o município receber essas doses será iniciada a vacinação das crianças de 5 anos, ou mais, que ainda não se vacinaram.