SAÚDE

Prefeito de Belo Horizonte anuncia fechamento do comércio não essencial

Em decreto a ser publicado sexta-feira, 8, a medida será colocada em vigor na próxima semana na capital mineira


Publicado em: 07/01/2021 às 16:25hs

Prefeito de Belo Horizonte anuncia fechamento do comércio não essencial
Foto: Túlio Santos/EM/D.A Press

Na tarde dessa quarta-feira, 6, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou o fechamento do serviço não essencial a partir da próxima segunda, 11. A justificativa se deu em razão ao aumento dos casos da covid-19 no município.

De acordo com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), a cidade chegou a altos índices de contágio e óbitos. Desse modo, um decreto será publicado na sexta-feira, 8, no Diário Oficial do Município (DOM), oficializando o fechamento do comércio não essencial e as novas medidas preventivas aos belo-horizontinos. 

Nos hospitais da cidade, os leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes com covid-19, chegou a 83,5% na terça-feira, 5, sendo o novo recorde em Belo Horizonte, uma vez que no dia anterior a taxa foi de 80,5%. No início de dezembro, a porcentagem de ocupação nos leitos de UTI era de 44%, segundo o boletim epidemiológico. Além disso, ainda no boletim dessa terça, a prefeitura informou que BH registrou 65.141 casos confirmados, 59.834 recuperados e 1.901 óbitos.

De acordo com o prefeito Kalil, 46 leitos de terapia intensiva foram adicionados aos hospitais nesta semana. Ainda assim, a propagação da doença, sobretudo os casos importados, preocupa o gestor que manifestou suas decisões em vídeo transmitido nas redes sociais. Confira: