SAÚDE

Policlínica Municipal reforça vacina de gestantes contra coqueluche


Publicado em: 27/11/2014 às 04:28hs

Policlínica Municipal reforça vacina de gestantes contra coqueluche
Grávidas, a partir da 27ª semana de gestação, já podem procurar a Policlínica Municipal (antigo Posto de Saúde da Rua José da Cruz Reis) no centro de Viçosa para receberem a dose de reforço da vacina acelular contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa), que faz parte do  Calendário Nacional de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação busca reduzir a incidência de mortalidade causada pela doença entre os recém-nascidos.
A vacina está à disposição, no local, de segunda a sexta-feira no horário de 7h30 às 17 horas.   
A recomendação do Ministério da Saúde é para aplicação da dose entre as 27ª e a 36ª semanas de gestação, período em que a vacina produz maior proteção à criança, com efetividade estimada em 91%. Entretanto, a dose também pode ser administrada até, no máximo, 20 dias antes da data provável do parto. Esta é a quarta vacina para gestantes no calendário nacional. O SUS também oferece vacinas influenza, a dupla adulto (difteria e tétano - dT) e contra hepatite B.
O esquema de vacinação completo adulto é de três doses (devendo ser reforçado a cada intervalo de dez anos), podendo ser tomada a partir dos 10 anos de idade. Se a mulher não tomou nenhuma dose da vacina, antes de se engravidar, é necessário tomar duas doses da dupla adulto, com intervalo de no mínimo 30 dias e complementar com a dTpa. Caso a mulher tenha tomado uma dose da dT antes da gestação, ela deverá reforçar o esquema com mais uma dose da dT e outra da dTpa. Já para as mulheres que se preveniram com duas ou mais doses da dT, recomenda-se a dTpa administrada com apenas uma dose. Mulheres grávidas devem tomar uma dose da dTpa em cada gestação, independente de terem tomado anteriormente.
A vacina dTpa gera proteção da mãe para o filho através da transferência de anticorpos.