SAÚDE

Minas Consciente: pela segunda semana consecutiva, todas as macrorregiões de MG estão na onda verde

Mais de 86% da população adulta está vacinada com pelo menos a primeira dose


Publicado em: 17/09/2021 às 09:40hs

Minas Consciente: pela segunda semana consecutiva, todas as macrorregiões de MG estão na onda verde
Foto: Imprensa MG

Pela informação divulgada nesta quinta-feira, 16, pelo Comitê Extraordinário Covid-19, que faz o acompanhamento da pandemia, todas as 14 macrorregiões de saúde do estado continuam na onda verde do Minas Consciente, plano criado para a retomada gradual e segura das atividades. 

Os cenários epidemiológico e assistencial permanecem favoráveis em todas as macrorregiões. Destaques para a queda de 36% nas solicitações de internações em quatro semanas e para o avanço da vacinação. Minas chegou a 86,44% da população adulta com pelo menos a D1 - primeira dose da vacina contra a covid, conforme a última atualização. E mais de 42% dos adultos já tomaram a segunda dose ou dose única. A taxa de incidência da doença caiu 5% nos últimos 14 dias.

“Todo o estado segue na fase mais flexível. O cenário está mais positivo, puxado pelo avanço da vacinação. Estamos próximos de imunizar 100% dos adultos. Ainda nesta semana também temos a proposta de iniciar a distribuição da Pfizer para reforço nos idosos e vacinação dos adolescentes com comorbidade”, destacou o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.

REMANEJAMENTO DAS DOSES

Durante a apresentação dos dados, o secretário de Saúde enfatizou que os municípios que concluíram a vacinação da população com idade igual ou superior a 18 anos de idade poderão iniciar a imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos e aplicação de reforço em idosos. Entretanto, a medida vale somente para locais com disponibilidade de reserva técnica da Pfizer.

No caso das cidades que têm sobras de CoronaVac e também finalizaram a campanha junto ao público-alvo, a orientação é disponibilizá-las para que a Unidade Regional de Saúde redistribua para outros municípios que ainda não concluíram a vacinação da população com idade igual ou superior a 18 anos.

Nesta quinta-feira, 16, Minas Gerais deve receber do Ministério da Saúde mais 361.640 doses da Pfizer e 260.250 da AstraZeneca.