SAÚDE

Ministério da Saúde libera 3ª dose para toda a população adulta

Reforço da vacina poderá ser aplicado 5 meses após a data da 2ª dose


Publicado em: 16/11/2021 às 17:11hs

Ministério da Saúde libera 3ª dose para toda a população adulta
Foto: reprodução

O Ministério da Saúde anunciou, hoje (16), a redução do intervalo de tempo para aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 dos atuais seis meses para cinco meses. A decisão, que será implementada pelas secretarias de Saúde dos estados e municípios, contempla todas as pessoas acima de 18 anos, independentemente do grupo etário ou profissão.

Inclusive aquelas que receberam a vacina fabricada pela Janssen, poderão tomar uma segunda dose - aplicada dois meses após a primeira - e a dose de reforço.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu que o estoque de imunizantes será suficiente para atender à demanda. Atualmente, há 12,47 milhões de pessoas aptas a receber a dose adicional.

Mais de 157 milhões de pessoas tomaram ao menos uma dose do imunizante – número que, segundo a pasta, representa 88% do público-alvo previsto no plano nacional de vacinação contra a doença. No entanto, cerca de 21 milhões de pessoas ainda não retornaram para tomar a segunda dose na data prevista.

COBERTURA EM MG

O estado ultrapassou a taxa de mais de 70% do público-alvo, ou seja, a população acima de 12 anos, completamente vacinada com as duas doses ou dose única. Além disso, 90% desse grupo tomou, ao menos, a primeira dose do imunizante.

De acordo com os dados disponíveis no Painel Vacinômetro, já são 16,2 milhões de vacinas referentes à primeira dose aplicadas em todo o estado e 12,3 milhões de doses da segunda aplicação. Minas conta, ainda, com 492,7 mil vacinas de dose única aplicadas e 1,3 milhão de doses de reforço.