SAÚDE

Média de isolamento social em Minas Gerais preocupa autoridades de saúde

Onda roxa não contribuiu para aumento do índice estadual, que está abaixo dos indicadores nacionais


Publicado em: 01/04/2021 às 10:00hs

Média de isolamento social em Minas Gerais preocupa autoridades de saúde
Foto: Folha da Mata

Os municípios mineiros entraram na onda roxa do Plano Minas Consciente há 2 semanas para tentar diminuir a taxa de contaminação do novo coronavírus. Uma das medidas mais eficientes, apontadas por pesquisadores e autoridades de saúde, é o distanciamento social, facilitado pelas restrições de funcionamento do comércio para evitar circulação de pessoas nas ruas. Entretanto, mesmo há 2 semanas com normas mais restritas ao comércio, a taxa de isolamento no estado está abaixo da expectativa.

Na terça-feira, o Governador Romeu Zema (Novo) fez um apelo à população e apresentou dados sobre o isolamento no estado. “É com o apoio de cada pessoa que vamos vencer mais essa batalha”, escreveu o governador nas redes sociais. A média de isolamento em Minas Gerais está em 46,67%, abaixo da média nacional, que chega a 49,15%.

VIÇOSA ACIMA DA MÉDIA

Viçosa tem um índice bem superior à média e apresenta taxa de 55,32%, segundo o Painel de Monitoramento de Casos da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG). A região Leste do Sul, do Minas Consciente, é a que registra o maior índice, somando todos os municípios que integram as microrregiões de Viçosa, Ponte Nova e Manhuaçu.

O Secretário de Saúde de Viçosa, Julio Cotta, considera que ainda não foi possível colher resultados do período mais restrito do Minas Consciente e que o momento atual da pandemia seria reflexo do período anterior ao decreto da onda roxa. O Secretário espera o resultado daqui a 1 ou 2 semanas e não informou quais serão as medidas adotadas pelo município após o feriado da Semana Santa.

Outro levantamento, feito pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo, identificou uma taxa de 65% em Viçosa em março do ano passado, quando as primeiras medidas mais restritivas de combate à pandemia foram adotadas em âmbito municipal. Foi o maior índice de isolamento desde o início da pandemia até agora. Entretanto, a taxa no município já chegou a 38%, entre novembro e dezembro e na segunda quinzena de janeiro, sendo o pior resultado já registrado.
whatsapp-image-2021-03-30-at-124827

Arte divulgada pelo Governo de Minas Gerais