SAÚDE

Lar dos Velhinhos enfrenta surto de Covid: 14 idosos e 3 funcionários testam positivo

Todos os idosos estão imunizados contra a doença, com pelo menos cinco doses já aplicadas


Publicado em: 06/02/2024 às 14:42hs

Lar dos Velhinhos enfrenta surto de Covid: 14 idosos e 3 funcionários testam positivo

Em nota divulgada nesta terça-feira (6), a direção do Lar dos Velhinhos informou que a instituição passa por um novo surto de infecção pelo Coronavírus. Foram detectados 14 casos positivos entre os idosos e três na equipe de trabalho.

Segundo a nota, na noite de domingo (4), um idoso de 86 anos foi hospitalizado com febre e prostração. Em um primeiro momento, ele foi diagnosticado com virose. Por precaução, a enfermeira da instituição decidiu realizar testes rápidos de Covid em todos os idosos.

Na ala masculina, foram detectados seis casos positivos e oito na feminina. Também foram detectados três casos na equipe de trabalho. Estes foram afastados de suas atividades e estão em isolamento.

“Todos os idosos estão em isolamento, sendo acompanhados pela equipe de saúde da instituição, ocorrendo aferição de sinais vitais três vezes ao dia, sendo estimulados a fazerem uso de máscara e uso de álcool em gel. Funcionários fazem uso da máscara N95 e todos os equipamentos de proteção individual necessários para o trabalho. Toda a instituição está sendo higienizada com álcool 70°, água sanitária e demais produtos necessários”, informou a nota.

A instituição informou, ainda, que a Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica do município de Viçosa foram comunicadas sobre os casos de Covid-19 e que acompanham de perto os casos, com a disponibilização de testes rápidos de Covid-19.

 

Confira a nota completa: 

A direção do Lar dos Velhinhos vem a público informar que a instituição passa por um surto de infecção pelo Coronavírus (sars-cov-2). Na noite de domingo, 04 de fevereiro, um idoso, 86 anos, foi hospitalizado, pois apresentava estado febril e prostração. Num primeiro momento, o idoso foi diagnosticado com virose.

A enfermeira responsável pelo Lar dos Velhinhos, após avaliação, decidiu realizar testes rápidos de Covid. Iniciando pela Ala Masculina da instituição. Hoje o Lar dos Velhinhos acolhe 38 pessoas idosas, sendo 10 homens e 28 mulheres.

Entre os homens, foram detectados seis casos positivos, já entre as mulheres acolhidas, foram encontrados oito casos positivos para o vírus. Na equipe de trabalho foram detectados 03 casos positivos, estes foram afastados e estão em isolamento.

Todos os idosos e idosas estão em isolamento, sendo acompanhados pela equipe de saúde da instituição, ocorrendo aferição de sinais vitais 03 vezes ao dia, estão sendo estimulados a fazerem uso de máscara e uso de álcool em gel. Funcionários fazem uso de máscara N95 e todos os equipamentos de proteção individual, necessários para o trabalho. Toda a instituição está sendo higienizada com álcool 70°, água sanitária e demais produtos necessários.

A Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica do município de Viçosa foram comunicadas sobre os casos de Covid-19 e, acompanham de perto os casos, com a disponibilização de testes rápidos de Covid-19.

Estão sendo coletadas 10 amostras de teste RT-PCR, que serão enviadas para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, para o rastreio da Covid-19 e possíveis outros vírus respiratórios que podem estar circulando dentro do Lar dos Velhinhos.

O Lar dos Velhinhos deixa claro, que em nenhum momento, baixou a guarda em relação às providências de prevenção e combate ao Coronavírus. No cenário atual, não existem documentos oficiais, que desestimulem as ações até aqui, adotadas pela instituição.

Desde 2023, estavam liberadas a realização de visitas aos idosos, por parte de seus familiares, amigos e voluntários. A orientação é que, havendo sintomas gripais a pessoa não estaria autorizada a adentrar nas dependências da instituição.

Para o carnaval 2024, o Lar dos Velhinhos já havia preparado um plano de contingência, onde as visitas seriam paralisadas entre os dias 06 a 20 de fevereiro, todos os funcionários da instituição seriam obrigados a utilizar máscara N95.

Todos os idosos estão imunizados contra a Covid-19, com pelo menos cinco doses já aplicadas. Todos os funcionários estão imunizados com pelo menos 03 doses.

O Lar dos Velhinhos reforça o seu compromisso no cuidado às pessoas idosas institucionalizadas. Os familiares dos idosos estão recebendo todo apoio necessário e atualização do quadro de saúde do seu familiar.

Informações em relação ao ocorrido, serão divulgadas exclusivamente, pelos canais oficiais do Lar dos Velhinhos.”