SAÚDE

HSS renova apelo a mães doadoras de Leite Humano

A coleta pode ser feita no HSS ou na própria casa da doadora


Publicado em: 17/10/2014 às 10:35hs

HSS renova apelo a mães doadoras de Leite Humano

Continua a campanha do Banco de Leite Humano do Hospital São Sebastião, de Viçosa, em prol de doação de leite materno aos bebês ali hospitalizados.
O Banco de Leite Humano do Hospital São Sebastião funciona todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, de 7 as 11h30h e 13 às 16h30h para doação ou atendimento individualizado às mães para tratamento de intercorrências mamárias ou esclarecimento de dúvidas sobre aleitamento materno, pega correta, entre outras. Realizamos também coleta domiciliar.
Mãe que esteja amamentando, que tenha leite em excesso e queira doar, pode entrar em contato com o Banco de Leite Humano para receber mais informações. Para facilitar a doação, a coleta é feita no domicílio.
Mães que queiram colaborar, podem ligar para (31) 3899-8350 Ramal 2429, para fazer a coleta em casa, ou, se preferir, procurar o Hospital São Sebastião de Viçosa, à Rua Tenente Kümmel nº 36 Centro. O banco de leite funciona todos os dias de 7 as 11h30 e de 13 as 16h30.

Há 14 anos
O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital São Sebastião (HSS) de Viçosa foi criado em 2005, mas apenas em 2011 passou a integrar a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano do Ministério da Saúde e ressalta-se que no Estado de Minas Gerais possui apenas 12 Bancos.
A Rede tem por missão a promoção da saúde da mulher e da criança mediante a integração e a construção de parcerias com órgãos federais, a iniciativa privada e a sociedade. Seus objetivos são Promover, Proteger e Apoiar o Aleitamento Materno e contribuir para a redução da Mortalidade Infantil (Ministério da Saúde, 2013).
A doação de leite humano é um ato voluntário de mulheres que estão amamentando. Elas doam aos Bancos de Leite Humano o leite excedente para ser processado e distribuído com qualidade certificada a bebês hospitalizados, preferencialmente aqueles que nasceram prematuros e/ou com baixo peso. São crianças que ainda não podem ser alimentadas diretamente ao seio materno e suas mães nesse momento tem grande dificuldade de produzir e retirar o leite para os filhos (Ministério da Saúde, 2013).