SAÚDE

Governo de Minas classifica microrregião de Viçosa na onda amarela

Cabe à Prefeitura de Viçosa definir se o município continua na onda vermelha ou muda para a onda amarela do Minas Consciente


Publicado em: 10/12/2020 às 14:06hs

Governo de Minas classifica microrregião de Viçosa na onda amarela

Foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais de hoje, quinta-feira, 10, a deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Minas, para o período de 12 a 19 deste mês. A orientação para a macrorregião Leste do Sul é seguir na onda vermelha do Minas Consciente. Já para a microrregião de Viçosa, composta por nove municípios, foi permitido funcionar na onda amarela, que libera o funcionamento de atividades comerciais com baixo risco de contágio. 

A definição sobre a manutenção na onda vermelha, seguindo a orientação macrorregional, ou mudança para a onda amarela (microrregião) cabe à Prefeitura de Viçosa. Quando aderiu ao Minas Consciente, em setembro, o executivo seguia a orientação para a microrregião, mas no último dia 3, publicou o decreto nº 5.584/2020, com base na orientação macrorregional que permite apenas serviços essenciais. 

A previsão é de que a nova deliberação seja publicada pela Prefeitura de Viçosa ainda hoje ou nesta sexta-feira, 11, já que o decreto vigente é válido só até sábado, 12.

Conforme a deliberação do Governo de Minas, o grau de risco de infecção por Covid-19 na macrorregião Leste do Sul é de 24, numa escala que vai de 0 a 32. Ou seja, a análise indica um alto risco de infecção pela doença, justificando a manutenção da onda vermelha para a macro.

O documento informa ainda que o grau de risco de infecção para a microrregião de Viçosa subiu de 9 para 18. Já a microrregião de Ponte Nova está na casa dos 20, enquanto a microrregião de Manhuaçu registra 28.