SAÚDE

Estado regride microrregião de Viçosa para a Onda Vermelha; relembre a cronologia das últimas decisões

Prefeitura de Viçosa optou por seguir onda da Macrorregião desde o dia 1º de fevereiro


Publicado em: 04/02/2021 às 11:30hs

Estado regride microrregião de Viçosa para a Onda Vermelha; relembre a cronologia das últimas decisões

O Comitê Extraordinário COVID-19 de Minas Gerais regrediu a microrregião de Viçosa para a Onda Vermelha do Plano Minas Consciente. A medida, publicada nesta quinta-feira, 4, no Diário Oficial do Estado, é válida para o período de 6 a 13 de janeiro. A avaliação leva em conta dados como a ocupação hospitalar de leitos de UTI, a velocidade do avanço da doença e a taxa de incidência. 

A macrorregião Leste do Sul, composta pelas microrregiões de Manhuaçu, Ponte Nova e Viçosa, não teve a onda alterada e continua enquadrada na Onda Vermelha. O plano permite a cada prefeito a liberdade de escolher qual onda irá seguir, a da macro ou a da microrregião. 

Em Viçosa, o prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD) começou o ano optando por seguir as recomendações para a microrregião. No entanto, mudou de ideia após o Minas Consciente enquadrar a micro de Viçosa na Onda Verde, no mesmo fim de semana em que houve um substancial aumento na ocupação de leitos de UTI. A cidade segue as recomendações para a Macrorregião, após assinatura do Decreto nº 5.614/2021, e está na Onda Vermelha desde o dia 1º de fevereiro. 

Relembre a cronologia dos fatos:

03 de dezembro - Comitê Extraordinário COVID-19 de Minas Gerais coloca Microrregião de Viçosa na Onda Verde. No entanto, Prefeito Ângelo Chequer (PSDB) opta por seguir as recomendações para a Macrorregião e regride Viçosa para a Onda Vermelha por meio do decreto nº 5.584/2020.

10 de dezembro - Comitê Extraordinário COVID-19 de Minas Gerais regride Microrregião de Viçosa para a Onda Amarela.

24 de dezembro - Comitê Extraordinário COVID-19 de Minas Gerais regride Microrregião de Viçosa para a Onda Vermelha.

31 de dezembro - Comitê Extraordinário COVID-19 de Minas Gerais avança Microrregião de Viçosa para a Onda Amarela para o período de 02/01 a 09/01.

04 de janeiro - Prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD) opta por seguir as recomendações para a microrregião, por meio do Decreto nº 5.608/2021, e avança Viçosa para a Onda Amarela.

28 de janeiro - Comitê Extraordinário COVID-19 de Minas Gerais avança Microrregião de Viçosa para a Onda Verde para o período de 30/01 a 06/02.

29 de janeiro - Prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD) assina decreto nº 5613/2021, que confirma o município na Onda Verde, a mais permissiva do programa Minas Consciente.

31 de janeiro - Alta na ocupação de leitos: dos 11 leitos de UTI disponíveis no Hospital São João Batista, apenas 1 estava disponível nesta data. Estavam internados 8 pacientes de Viçosa e 1 de uma cidade vizinha.

1º de fevereiro - Prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD) opta por voltar a seguir as recomendações para a Macrorregião, por meio do Decreto nº 5.614/2021, e recua Viçosa para a Onda Vermelha.

04 de fevereiro - Comitê Extraordinário COVID-19 de Minas Gerais regride Microrregião de Viçosa para a Onda Vermelha, para o período de 6 a 13 de janeiro.

Fonte: Jornal Folha da Mata

◄ Leia outras notícias