SAÚDE

Ervália avança para Onda Amarela

Novas medidas de funcionamento das atividades comerciais passam a valer a partir de terça-feira, 4.


Publicado em: 04/05/2021 às 15:44hs

Ervália avança para Onda Amarela
Foto: Prefeitura de Ervália

Após a redução considerável no número de casos ativos de coronavírus e apresentar diminuição na espera por leitos hospitalares para pacientes com Covid-19, Ervália progrediu para a Onda Amarela do Programa Minas Consciente. A partir desta terça-feira, 04, estão valendo novas regras para o funcionamento das atividades econômicas e comerciais no município.

De acordo com o decreto n° 84, assinado pelo prefeito Eloísio Cunha (DEM), restaurantes, bares, padarias, sorveterias, lanchonetes e similares estão autorizados a funcionar até meia-noite, todos os dias da semana. Já as academias e clínicas de estética podem atender somente com horário agendado para evitar aglomerações.

Para a realização de cultos, missas e demais atividades religiosas só está permitida metade da capacidade de assentos do local, desde que seja garantido um distanciamento interpessoal mínimo de 1,5 metros. A taxa de ocupação de 50% também vale para salões de beleza.

ÍNDICES DA COVID-19

O Governo do Estado, reclassificou a microrregião de Ubá para a Onda Amarela na semana passada.

Em um mês, os casos diminuíram consideravelmente na cidade. Em 22 de abril, o município registrou apenas 10 pessoas com o vírus ativo no organismo, enquanto que no dia 25 de março foram contabilizados 128 casos ativos da doença – uma redução de quase 92%.

A queda neste número começou já 10 dias após o início da Onda Roxa, a mais restritiva do Programa Minas Consciente. A secretária Municipal de Saúde, Polyane Caetano, informa que foi possível controlar a pandemia através de rastreamento e testagem dos casos ativos, como também com aqueles que tiveram contato com pessoas infectadas.

A Prefeitura de Ervália reforça, entretanto, que a situação na cidade ainda é de alerta e requer a continuidade do cumprimento dos protocolos sanitários, como distanciamento social, uso de máscara e higienização constante das mãos.

Confira o decreto na íntegra AQUI.