SAÚDE

Em Viçosa, criança morre por sequela de Covid-19

A frequência de Síndrome Inflamatória Multisisstêmica Pediátrica (SIM-P) é considerada rara, mas grande parte dos casos necessita de tratamento em Terapia Intensiva, com potencial de evolução para o óbito


Publicado em: 02/05/2022 às 08:56hs

Em Viçosa, criança morre por sequela de Covid-19

Uma menina de dois anos e nove meses morreu vítima de Síndrome Inflamatória Multisistêmica Pediátrica (SIM-P), na quarta-feira, 27 de abril, no Hospital São Sebastião, onde estava internada desde a segunda-feira anterior. Segundo o hospital, o óbito foi por sequela da Covid que ela adquiriu, provavelmente nos últimos 40 dias.

A médica pediátrica, Denise Cristina Rodrigues, disse que a criança chegou ao hospital apresentando estado febril e, imediatamente, foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI-pediatrica). Na UTI, apesar dos esforços de toda a equipe que prestava assistência à criança, o quadro evoluiu rapidamente a criança acabou falecendo.

Segundo o portal do Ministério da Saúde, a SIM-P é uma síndrome rara que acomete crianças e adolescentes e que se manifesta por uma resposta inflamatória exacerbada e tardia em criança ou adolescente de zero a 19 anos, associada à infecção pelo vírus SARS-CoV2, causador da Covid-19. Ela se apresenta por febre persistente acompanhada de um conjunto de sintomas, entre eles, os gastrointestinais – com importante dor abdominal – conjuntivite, exantema (aparecimento de manchas vermelhas na pele, em uma região específica ou por todo o corpo), erupções cutâneas, edema de extremidades, hipotensão, dentre outros. Sua frequência é considerada rara, mas grande parte dos casos necessita de tratamento em Terapia Intensiva.