SAÚDE

Em Minas Gerais, 10 regiões permanecem na onda vermelha do Minas Consciente

A macrorregião Leste do Sul continua na fase mais restritiva do programa


Publicado em: 07/01/2021 às 17:08hs

Em Minas Gerais, 10 regiões permanecem na onda vermelha do Minas Consciente

O Comitê Extraordinário COVID-19 determinou, na quarta-feira, 6, a macrorregião Leste do Sul continuará na onda vermelha do Minas Consciente. A região é composta pelas microrregiões de Viçosa, Ponte Nova e Manhuaçu. As orientações valem por sete dias, a contar do próximo sábado, 9.

A recomentação do Comitê é de que a microrregião de Viçosa permaneça na onda amarela. Já as microrregiões de Ponte Nova e Manhuaçu devem continuar na onda vermelha.

Ficou definida ainda a regressão da macrorregião Sul para a onda vermelha do programa Minas Consciente, considerada a fase mais restrita. Após o recolhimento dos balanços de covid-19 nas cidades da região em questão, o Comitê Extraordinário covid-19 decidiu por incluí-la.

Atualmente, o Minas Consciente gerido pelo governo estadual, conta com 662 cidades mineiras para a realização de um controle conjunto para o retorno da economia local. De acordo com os registros do programa, 13,2 milhões de moradores (77, 6%) da população de MG são abrangidos pelas medidas.

Em contrapartida, a região Noroeste do estado avança para a fase verde do programa, em que o funcionamento de serviços não essenciais considerados é liberado, juntamente com a região Triângulo Sul. Na onda amarela estão presentes as regiões Norte e Triângulo Norte. E, por último, as regiões que compõem a fase mais restritiva: Centro, Oeste, Jequitinhonha, Leste, Nordeste, Vale do Aço, Sudeste, Centro-Sul e Sul.

ONDA VERMELHA

Conforme decisão do Comitê, a flexibilização do comércio nas cidades que estão na onda vermelha foi permitida. Sendo assim, atividades e eventos na modalidade de drive thru e drive-in e delivery podem funcionar sem limitação de clientes.

Entretanto, os protocolos de segurança que previnem o contágio pelo coronavírus devem ser seguidos.