SAÚDE

Covid-19: 50 milhões de seringas agulhadas serão distribuídas pelo Governo de Minas

Um lote recém-chegado a SES-MG na capital de 600 mil seringas está sendo preparado para distribuição no interior do estado


Publicado em: 06/01/2021 às 14:54hs

Covid-19: 50 milhões de seringas agulhadas serão distribuídas pelo Governo de Minas
Foto: Fábio Marchetto

Nesta quarta-feira, 6, um novo lote com 600 mil seringas agulhadas foi enviado para ser distribuído nas cidades mineiras por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, 50 milhões de seringas agulhadas foram adquiridas, e 20 milhões já chegaram à Central Estadual de Rede de Frio da SES-MG, em Belo Horizonte.

Além das seringas, houve também a aquisição de 617 câmaras refrigeradas para armazenamento das vacinas. A ação faz parte do planejamento de vacinação contra a Covid-19 no estado.

Segundo o secretário, o Plano de Contingenciamento que já havia sido iniciado pelo Governo de Minas no mês de setembro, foi uma maneira de estruturar os protocolos de recebimento dos imunizantes a serem enviados pelo Governo Federal. Foi destacado também que o período de vacinação será feito gradualmente ao longo do ano e não em uma data única.

 “Estamos iniciando a logística para entrega, através das nossas superintendências e gerências regionais, para que estas seringas cheguem aos municípios e possam, no momento próprio", afirmou Marcelo Cabral.

A SES-MG afirmou que desde o início da pandemia em março de 2020, outras ações preventivas foram vigoradas, como a ampliação de leitos de UTI (de 2.072 em fevereiro para cerca de 3.900 atualmente), a distribuição de 1.047 respiradores aos municípios e o investimento de R$ 2,2 bilhões para implementação das medidas. 

Apesar de Minas Gerais seguir como o estado com a menor taxa de mortalidade da covid-19 por milhão de habitantes, o Governo de Minas alerta a população mineira sobre os cuidados para amenizar as contaminações, já que a média de contágio da doença apresentou elevação.