SAÚDE

Coronavírus: Secretaria de Saúde institui novo protocolo de atendimento

Pessoas com sintomas suspeitos devem ligar para central de atendimento criada


Publicado em: 17/03/2020 às 03:26hs

Coronavírus: Secretaria de Saúde institui novo protocolo de atendimento

A Secretaria de Saúde de Viçosa instituiu um novo protocolo para atendimento do coronavírus, a partir de agora a recomendação é que essas pessoas permaneçam em casa e liguem o quanto antes para o serviço de teleatendimento da central epidemiológica da Secretaria. Durante a ligação, profissionais vão orientar e identificar a necessidade de isolamento, exames ou transferência para uma unidade hospitalar.

De acordo com o Secretário de Saúde, Marcus Schitini, "esse novo protocolo de atendimento foi instituído e além disso criamos também uma equipe de atendimento domiciliar como uma medida para desafogar os hospitais e as unidades de saúde, assim como resguardar a vida de outros pacientes já vulneráveis. Portanto, aqui em Viçosa, a pessoa com leve suspeita não precisa mais ir até uma unidade de saúde para confirmar o diagnóstico".

Atendimento domiciliar

Caso seja identificada a suspeita, uma equipe de atendimento domiciliar vai até a residência do paciente para realizar a triagem e a coleta de exames. O paciente com suspeita e sintomas leves deve permanecer em isolamento domiciliar por 15 dias, distantes de crianças, idosos, pacientes crônicos, diabéticos, asmáticos, entre outros. Se os sintomas forem agudos, a equipe vai providenciar transporte sanitário para transferir o paciente para uma unidade hospitalar.

Máscaras

O novo protocolo ainda estabelece que em casos suspeitos identificados em unidades básicas de saúde, consultórios particulares, planos de saúde ou algum órgão de atenção secundária, o paciente deve usar máscara cirúrgica, desde o momento em que for identificado na triagem até a saída da unidade para o transporte sanitário para residência ou hospital. Todos os ambientes devem ser higienizados e os médicos e demais profissionais devem usar máscaras.

Telefones

O teleatendimento da central epidemiológica da Secretaria de Saúde pode ser acionado pelos telefones (31) 3892-5900 ou (31) 3892-5553.