SAÚDE

Caso suspeito de febre Chikungunya em Viçosa não foi comprovado


Publicado em: 21/10/2014 às 06:42hs

Caso suspeito de febre Chikungunya em Viçosa não foi comprovado

A equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Viçosa informou, na última terça-feira, 21, que o caso de suspeito de febre Chikungunya não foi confirmado. Ele vinha sendo investigado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais desde o início deste mês. O resultado do diagnóstico deu negativo para a doença.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a notificação foi recebida no dia 9 de outubro e o primeiro atendimento ao paciente foi realizado no Serviço de Saúde da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O paciente relatou que começou a sentir febre, calafrios e dor nas articulações após uma viagem ao Norte do país. Ainda segundo a pasta, foi realizado teste para malária, primeira hipótese diagnosticada, mas o resultado foi negativo. Por isso, no dia 10 de outubro, foi encaminhado material para o laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed) para realizar a sorologia.
O primeiro caso de transmissão dentro do Estado foi confirmado no último dia 13. A paciente é uma mulher de 48 anos, da cidade de Matozinhos.
A febre Chikungunya é uma doença infecciosa transmitida pelos mosquitos Aedes albopictus e Aedes aegypti, sendo esse último responsável também pela transmissão da dengue. Os sintomas da doença são semelhantes ao da dengue, como dores no corpo, nas articulações, febre acima dos 38,5°. Ela pode se apresentar em três fases: aguda, que é fase mais simples; a subaguda, que pode durar por três meses; e a fase crônica, que pode se manifestar por meio de fortes dores articulares mesmo depois do tratamento.

Prevenção
O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Viçosa orienta os moradores sobre as medidas de prevenção à doença. As ações são as mesmas para o controle da dengue. Confira.
- Eliminação de criadouros inservíveis e tratamento focal daqueles não elimináveis, com larvicida, em um raio de 150 metros a partir do local de permanência do caso no período de viremia;
- Tratamento perifocal nos Pontos Estratégicos existentes, em um raio de 150 metros, a partir do local ou local de permanência do caso no período de viremia.
Para o enfrentamento da Dengue e da Febre Chikungunya, a Secretaria de Estado de Saúde está finalizando o Plano de Contingência que tem como metas a intensificação das atividades de vigilância; a preparação de resposta da rede de saúde; o treinamento de profissionais; a divulgação de medidas às secretarias municipais de saúde e a preparação de laboratórios de referência para diagnósticos da doença.
Também está preparando a formação de uma equipe médica de referência para atuar em todo o Estado, em apoio às unidades regionais e municípios na capacitação de profissionais médicos e enfermeiros, bem como na assistência aos pacientes com suspeita das doenças.