SAÚDE

Campanha “dezembro vermelho” incentiva ações de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis

Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde indica que, em 2021, já houve 21 notificações de HIV em pacientes residentes em Viçosa.


Publicado em: 01/12/2021 às 17:26hs

Campanha “dezembro vermelho” incentiva ações de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis
Foto: reprodução

A Prefeitura de Viçosa irá intensificar ações de conscientização durante a campanha do “dezembro vermelho”, marcado pela luta contra a AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

As ações serão desenvolvidas pela Secretaria de Saúde, através da equipe do Departamento de Vigilância em Saúde, em parceria com o Hospital São Sebastião, responsáveis pelo SAECTA (Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento / Unidade Dispensadora de Medicamentos).

Será feita a distribuição de preservativos e oferta de testes rápidos gratuitos e sigilosos para o diagnóstico de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

Os cidadãos podem buscar atendimento em qualquer época do ano, em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade, e também na Unidade SAECTA, que está localizada na rua Tenente Kümmel, nº 100, Centro (final do estacionamento do Hospital São Sebastião). O atendimento na SAECTA ocorre de segunda a quinta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Para os pacientes diagnosticados, o SAECTA oferece atendimento médico, psicológico e medicamentos.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

A Secretaria de Saúde divulgou ainda o boletim epidemiológico do segundo quadrimestre de 2021 sobre as IST, em Viçosa. O documento possui dados dos residentes na cidade, obtidos pelo SIM (Sistema de Informação de Mortalidade), SINASC (Sistema de Informação de Nascidos) e SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).

Os dados indicam que, em 2021, já houve 21 notificações de HIV em pacientes residentes em Viçosa, sendo 20 homens e uma mulher. Também foram registrados duas gestantes e duas crianças expostas ao HIV, até o momento.

Em Viçosa, já foram notificados 90 casos de sífilis não especificada; 19 casos de sífilis em gestantes; e um casos de sífilis congênita. Conforme o boletim, a sífilis não especificada é entendida como aquela adquirida não importando o sexo excluindo apenas mulheres gestantes e crianças até um ano de idade. Já a congênita é transmitida para criança durante a gestação.

Os dados do SINAN também indicam que, em 2021, já foram registradas três notificações de hepatites virais em residentes do município de Viçosa. Em relação a síndrome do corrimento uretral em homens, não foi registrado nenhum caso em 2021. A última incidência da doença aconteceu em 2017, quando foram registrados três casos.