SAÚDE

Câmara retorna as reuniões ordinárias de forma remota

Reunião está disponível na internet e tratou de temas ligados à pandemia


Publicado em: 08/04/2021 às 09:00hs

Câmara retorna as reuniões ordinárias de forma remota
Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Viçosa

A Câmara Municipal de Viçosa retomou os trabalhos das reuniões ordinárias na última terça-feira, 06. Durante as últimas quatro semanas, desde o dia 10 de março, o legislativo operou de forma remota, com redução do expediente presencial e suspensão das reuniões ordinárias entre os vereadores, para adequação às regras previstas em decretos municipais de enfrentamento à Covid-19. No mesmo período, foram realizadas reuniões extraordinárias para a votação de projetos importantes relacionados à pandemia.

A reunião da terça-feira aconteceu de forma virtual, como proposta piloto e não teve transmissão ao vivo. A íntegra da reunião pode ser conferida abaixo e também será exibida no próximo sábado, 10, pela TV Viçosa. A partir da próxima semana, o encontro volta a ser transmitido ao vivo, mas os vereadores continuam de forma remota.

PANDEMIA EM PAUTA

O presidente da casa, vereador Edenilson Oliveira (PSD) relembrou que as deliberações da Onda Roxa do Minas Consciente vem do Governo Estadual e que cabe aos municípios seguir as determinações, o que não está sendo visto nas ruas de Viçosa: “o que nós temos observado é aglomeração por toda a parte, principalmente na fila de bancos”, disse.

Na semana passada, o Folha da Mata noticiou as ações da Secretaria de Assistência Social para repassar cestas básicas para a população mais carente. Na reunião de ontem, a vereador Jamille Gomes (PT), pediu para que o executivo encaminhe à Câmara os dados referentes às famílias que estão em situação de extrema pobreza em Viçosa.

A vacinação, que ainda não decolou em função do lento repasse das doses em Minas Gerais, também foi abordado. Os vereadores Robson Souza (Cidadania), Marcos Fialho (DEM) e João Januário (Cidadania) pediram para que a lista de prioridades inclua agentes de limpeza pública, membros das associações de catadores e trabalhadores de serviços funerários.

CRÍTICAS À CEMIG

Durante a reunião, o vereador Edenilson Oliveira (PSD) fez críticas às interrupções no fornecimento de energia elétrica no distrito de São José do Triunfo e nas comunidades rurais da Grota dos Cassemiros e Santa Tereza. O vereador disse que a população dos locais citados pretende levar o caso para o Ministério Público.

Robson Souza (Cidadania) comentou que o distrito teve grande crescimento populacional nos últimos anos, mas a estrutura de energia continua a mesma e que, por isso, os piques de luz estão cada vez mais constantes. O problema é o mesmo relatado pelo vereador Marco Cardoso (PSDB) na comunidade do Paraíso e pediu ao legislativo que tomasse providências mais rígidas. O vereador Professor Bartô (PT) sugeriu acionar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Anael) para que a Cemig seja notificada.

Confira a reunião na íntegra aqui: