SAÚDE

Banco de Leite Humano de Viçosa recebe doação de veículo

Automóvel foi doado pela UFV, para reforçar as ações desenvolvidas pela unidade


Publicado em: 26/11/2021 às 12:43hs

Banco de Leite Humano de Viçosa recebe doação de veículo
Foto: divulgação/UFV

A Universidade Federal de Viçosa doou um veículo para o Banco de Leite Humano de Viçosa, como forma de contribuir com as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e de nutrição de crianças na UTI Neonatal do município.

A entrega aconteceu na quinta-feira, 25, no campus da universidade. O reitor, Demetrius David da Silva, afirmou que a doação reforça a parceria entre a universidade e o Hospital São Sebastião.

A vereadora Jamille Gomes (PT), participou da entrega e foi responsável por apresentar à UFV a demanda do banco de leite. O trabalho da equipe, principalmente na coleta das doações em domicílio era comprometido pela falta de um veículo.

O BANCO DE LEITE

A unidade viçosense do Banco de Leite Humano é uma das 14 existentes em Minas Gerais e está instalada no Hospital São Sebastião.

A estrutura atende à microrregião de Viçosa e, ao longo de 15 anos, já realizou mais de 20 mil atendimentos ao público. Cerca de 3 mil mulheres doaram pouco mais de 2.600 litros de leite humano. Nesse período, mais de 1.900 bebês em UTI neonatal receberam o leite humano pasteurizado, como forma de garantir uma alimentação adequada em uma etapa importante de crescimento.

A pediatra da UFV, Denise Cristina Rodrigues, salientou a importância econômica e, principalmente, social da doação do veículo. De acordo com ela, o Brasil tem a maior rede de banco de leite do mundo, no entanto, a média de aleitamento materno no país é de apenas 58 dias, enquanto a Organização Mundial da Saúde recomenda, no mínimo, seis meses. "Por isso, o trabalho do BHLV tem uma extensão muito grande.

O aleitamento materno reduz em 20% a mortalidade infantil e as crianças na UTI neonatal alimentadas com o leite humano tem seu tempo de internação diminuído em 10 dias, além de um melhor desenvolvimento neurológico”, afirmou.

1637880670