SAÚDE

Banco de leite do HSS completa 15 anos e recebe homenagem

Viçosa é uma das 14 cidades de MG a ter estrutura específica para mães e bebês


Publicado em: 03/06/2021 às 10:00hs

Banco de leite do HSS completa 15 anos e recebe homenagem
Foto: Câmara Municipal de Viçosa

O Banco de Leite Humano do Hospital São Sebastião (HSS) completa 15 anos em 2021 e, nesta semana, recebeu homenagem na Câmara Municipal de Viçosa, proposta pela vereadora Jamille Gomes (PT). A Coordenadora Médica do Banco de Leite, Mirene Peloso, representou a equipe e recebeu uma placa alusiva ao reconhecimento público do Banco de Leite. E também falou sobre o importante trabalho da instituição.

O Banco de Leite Humano atende à microrregião de Viçosa e, ao longo de 15 anos, já realizou mais de 20 mil atendimentos ao público. Cerca de 3 mil mulheres doaram pouco mais de 2.600 litros de leite humano. Nesse período, mais de 1.900 bebês em UTI neonatal receberam o leite humano pasteurizado, como forma de garantir uma alimentação adequada em uma etapa importante de crescimento.

Entretanto, a estrutura atual já se encontra pequena para dar conta da demanda. Na tribuna da Câmara, Mirene comentou que o Banco de Leite precisa crescer e aprimorar a estrutura e os equipamentos para manter a qualidade do trabalho. Atualmente, o Banco não realiza a coleta em outros municípios e conta com carro emprestado para buscar o leite materno em domicílio.

A equipe atual do Banco de Leite humano do HSS é composta por três técnicas de enfermagem e duas coordenadoras, sendo uma para a área médica e outra de nutrição.