REGIÃO

ViJazz & Blues Festival celebra sua 14ª edição com "Vijazz Mineiro"

Toninho Horta fará o show de encerramento da 14ª edição do Vijazz


Publicado em: 30/04/2021 às 17:07hs

ViJazz & Blues Festival celebra sua 14ª edição com "Vijazz Mineiro"
Foto: arquivo

O ViJazz & Blues promove edição online neste sábado, dia 1º de maio, a partir de 17 horas, transmitida no canal do Youtube: Vijazz Blues Festival e pelo Canal Universitário de BH.

Reverenciando a música instrumental mineira, a programação do festival conta com: Toninho Horta Trio, Caetano Brasil Quarteto, Banda PopClass e, Saulo Carvalho convida Deangelo Silva e convidados.

A edição online do ViJazz & Blues Festival acontecerá no palco do Teatro da Fundação Carlos Drummond, em Itabira (MG). O grupo viçosense PopClass se apresenta a partir das 17 horas, abrindo o festival. Em seguida, a atração é o instrumentista Saulo Carvalho, natural de Itabira, que convida o pianista Deangelo Silva.

E, como de tradição, o festival apoia os artistas locais, havendo a participação de vários Itabiranos, dentre eles: Miss Garandi, Jésus Henrique, Glaucon Siqueira e a cantora e atriz Maira Baldaia como mestre de cerimônia e o cantor e ator Yago Rios entrevistando os artistas e mostrando os bastidores do festival.

Encerra esta edição do Vijazz o consagrado Toninho Horta, guitarrista, compositor, arranjador e vencedor do Grammy Latino 2020. Um dos grandes símbolos da música mineira e reconhecido mundialmente pela sua habilidade com as seis cordas.

As apresentações serão ilustradas pelo trabalho visual do artista Sérgio Ramos, cuja  peças são criadas ao vivo, simultaneamente aos movimentos sonoros, e projetadas no fundo do palco. Sérgio, inclusive, é quem assina a identidade artística do ViJazz, desde a criação do festival, em ViJazz & Blues Festival celebra sua 14ª edição com o Vijazz Mineiro 2007.

O evento contará também com intérpretes de Libras, sendo realizado através de projeto aprovado nos Editais da Lei Aldir Blanc no âmbito do Estado de Minas Gerais. A realização é da produtora Vi Produções e correalização da Prefeitura Municipal de Itabira, Teatro da FCCDA e Canal Universitário de BH.

VIJAZZ & BLUES FESTIVAL

Após sua primeira edição em 2007, o ViJazz cresceu e se consolidou como o maior festival do gênero em Minas e um dos maiores do país. Com uma média de público de 30 mil pessoas por edição, apresenta sempre atrações de qualidade, reunindo artistas mineiros, de outros estados e também estrangeiros. De caráter itinerante, já passou pelas cidades de Belo Horizonte, Muriaé, Ponte Nova, Araxá, Ubá, Juiz de Fora, Uberaba, Ouro Preto, Ipatinga e Viçosa.

Inovar sempre é um dos compromissos do festival, que, a cada edição, traz um novo visual juntamente com um novo tema que conduzirá o desenvolvimento do evento.