REGIÃO

ProUni: inscrições para seleção de bolsistas terminam nesta sexta-feira

São mais de 18 mil bolsas em MG; confira os requisitos para participar do programa


Publicado em: 14/01/2021 às 09:00hs

ProUni: inscrições para seleção de bolsistas terminam nesta sexta-feira
Foto: Unsplash

O prazo das inscrições do Programa Universidade Para Todos (ProUni) termina na sexta-feira, 15. Os estudantes interessados podem acessar o SITE OFICIALdo programa para a seleção de bolsas de estudo no ensino superior. Segundo o cronograma, o resultado da primeira chamada será divulgado no dia 19 de janeiro.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os candidatos podem acessar informações como a relação das instituições e dos cursos disponíveis, como também as opções ofertadas por cidades, o tipo de bolsa e a modalidade.

As instituições privadas de ensino que participam do programa estão oferecendo 162.022 bolsas de estudo, sendo 76.855 integrais e 85.167 parciais, com 50% de desconto sobre o valor do curso. Os estados com a maior concentração de bolsas ofertadas foram São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, onde serão oferecidas mais de 18 mil bolsas.

REQUISITOS PARA SELEÇÃO

Segundo o MEC, o estudante estará apto para seleção das bolsas se obtiver nota superior à média de 450 pontos e não ter zerado a redação na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Excepcionalmente neste ano, o resultado do Enem de 2020 será divulgado após o término do processo seletivo do ProUni, devido à pandemia do novo coronavírus. Desse modo, serão consideradas as notas do Enem de 2019.

Outro requisito importante é a comprovação da renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo (correspondente a R$ 1.650,00) por pessoa para concorrer às bolsas integrais. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa, o equivalente a R$ 3.300,00.

O MEC também informou que o candidato deve ter o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada como de bolsista integral. Além disso, professores da rede pública também podem se inscrever no ProUni e, nesse caso, o limite de renda não será considerado.