REGIÃO

Prefeituras da região cancelam recessos de carnaval

Apenas São Geraldo manteve o ponto facultativo dos servidores


Publicado em: 12/02/2021 às 15:00hs

Prefeituras da região cancelam recessos de carnaval
Foto: Arquivo

A maioria das cidades da região e todas ligadas ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa suspenderam o ponto facultativo tradicionalmente  dado nos dias de Carnaval. O Folha da Mata apurou que haverá expediente normal nos dias 15, 16 e 17 nas repartições públicas municipais de Viçosa, Teixeiras, Ervália, Coimbra, Porto Firme, Cajuri, Paula Cândido, Canaã, São Miguel do Anta, Araponga, Pedra do Anta e Ponte Nova.

Essas prefeituras seguem uma orientação do Governo de Minas Gerais que fez, no último dia 3, uma lista de recomendações para os 853 municípios durante o Carnaval, para evitar a aceleração da Covid-19 no estado. Entre as orientações dadas pelo Executivo estadual, estão o não fechamento de ruas para eventos e a não publicação de decretos de ponto facultativo ou a revogação dos recessos já concedidos.

A Prefeitura de Viçosa fez isso por meio do Decreto 5.615/2021, que atualiza o calendário de feriados, recessos e pontos facultativos do Município. A assessoria declarou que a decisão foi tomada pelo prefeito Raimundo Nonato (PSD) “considerando o número expressivo de pessoas infectadas pela Covid-19 em Viçosa” e que a medida acontece com o intuito de desestimular viagens e a ocorrência de aglomerações.

Em São Miguel do Anta, cidade com um dos carnavais mais tradicionais da região, a prefeitura também não vai conceder ponto facultativo. O assessor jurídico, Alisson Rodrigues, informou que “o objetivo não é prejudicar o descanso dos servidores, mas sim coibir aglomerações, reuniões e desestimular a formação de blocos”, ressaltou. A medida foi seguida pelos demais municípios da região e apenas a cidade de São Geraldo informou que deve manter o recesso de três dias.

COMÉRCIO

A Casa do Empresário de Viçosa, em acordo com o Sindicato do Comércio, definiu o funcionamento das lojas filiadas à entidade durante o carnaval.

Na segunda-feira, dia 15, é comemorado o Dia do Comerciário e os funcionários das lojas não irão trabalhar. A decisão pelo fechamento do comércio na segunda-feira foi aprovada em convenção coletiva da categoria.

Já na terça-feira de Carnaval, dia 16, e na Quarta-feira de Cinzas, dia 17, o comércio vai funcionar normalmente. A Casa do Empresário explicou que, apesar de ser considerada uma tradição o comércio e demais serviços não funcionarem durante a terça-feira de Carnaval, esta data não é considerada um feriado e que não existe nenhuma proibição para o funcionamento neste dia. A entidade também recomenda o funcionamento normal do comércio na quarta-feira.

BANCOS

Apesar de muitos municípios brasileiros cancelarem o ponto facultativo do Carnaval 2021, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) definiu, no último dia 5, que o feriado está mantido nos dias 15 e 16 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval, portanto não haverá atendimento ao público nas agências bancárias nestas datas.

Já no dia 17 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, haverá expediente, a partir das 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências. Nos locais em que os bancos fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento, de acordo com a Febraban (A Federação Brasileira de Banco).

Pessoas que tiverem contas de consumo, como de água, energia, telefone e outras, e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão fazer o pagamento na quarta-feira, 17, sem que haja um acréscimo no valor.