REGIÃO

Prefeituras aderem a consórcio para compra de vacinas contra a Covid-19

O consórcio conta com 649 prefeituras, dentre elas estão Canaã, Cajuri, Coimbra, Juiz de Fora, Porto Firme e Ubá


Publicado em: 03/03/2021 às 17:22hs

Prefeituras aderem a consórcio para compra de vacinas contra a Covid-19
Foto: Cristiano Antonucci / SES-MT

Em uma reunião da Federação Nacional de Prefeitos (FNP), na segunda-feira, 1º de março, 300 prefeitos desenvolveram o consórcio para compra de vacinas contra a Covid-19. Nesta quarta-feira, 3, cerca de 649 prefeituras manifestaram interesse em participar da iniciativa. Viçosa não consta na lista divulgada pela FNP, entretanto, cidades como Canaã, Cajuri, Coimbra, Juiz de Fora, Porto Firme e Ubá estão relacionadas.

De acordo com a Federação, as 649 prefeituras têm até a sexta-feira, 5, para assinar o termo de intenção do consórcio e a previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. Ademais, um modelo de projeto de lei deve ser elaborado e encaminhado às câmaras municipais para que as cidades participem das compras. 

O presidente da FNP, Jonas Donizette, explicou que a ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda.

“O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, afirmou Jonas. 

Na reunião de lançamento do consórcio foi discutido também as forma de financiar a aquisição dos imunizantes. Por enquanto, existem três possibilidades principais: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros.

Confira a lista completa com todos os municípios que aderiram o consórcio AQUI.