REGIÃO

Pedra do Anta confirma adesão ao Minas Consciente

Decisão foi publicada em decreto assinado no início de janeiro e confirmada pelo Governo de Minas Gerais nesta quarta-feira, 17


Publicado em: 17/02/2021 às 18:32hs

Pedra do Anta confirma adesão ao Minas Consciente
Foto: Prefeitura de Pedra do Anta

A Secretaria de Saúde de Pedra do Anta optou pela adesão do município ao programa estadual Minas Consciente, criado para regulamentar a reabertura gradual das atividades econômicas com base em indicadores de saúde da pandemia.

A adesão foi assinada pela Prefeita Sueli Sampaio (PSDB) no dia 04 de janeiro de 2020, por meio do decreto municipal nº 008/2021 e oficializada ao Governo de Minas Gerais nesta terça-feira, 16. O decreto prorroga o estado de calamidade do município até o fim do primeiro semestre deste ano. Todos os municípios que optam por seguir as determinações do Minas Consciente devem se enquadrar nas "ondas" previstas para cada região. Pedra do Anta passa a seguir a mesma onda recomendada para a microrregião de Viçosa. No momento, a onda é a amarela, considerada de médio risco e que permite a abertura de algumas atividades não-essenciais

Na lista de municípios que aderiram ao Programa, Pedra do Anta aparece no relatório pela primeira vez nest quarta-feira, 17.

FISCALIZAÇÃO E OUVIDORIA

A atuação da Vigilância Sanitária já está de acordo com as normas previstas no Minas Consciente. No último fim de semana, foram atendidas 3 demandas vindas da Ouvidoria Municipal de Pedra do Anta.

Para explicar aos comerciantes as normas, foram feitas visitas ao comércio e notificações de irregularidades. Na onda amarela, bares e restaurantes devem funcionar até às 22h, respeitando distanciamento entre as meses e as normas de higiene para consumidores e funcionários.

Para o Secretário de Saúde, Marcus Schitini, o Minas Consciente ajuda a nortear as ações de combate à pandemia: "temos um baixo número de casos, mas precisamos permanecer atentos ao avanço da doença em todo o estado. Como o SUS é integrado, temos que pensar que a situação a nível regional impacta nas decisões locais". Além disso, o Secretário destaca a importante de estar alinhado às políticas públicas de saúde, principalmente em função da nova variante do vírus que já circula pelo estado de Minas Gerais.

CRIAÇÃO DO COES

Em função da adesão ao Minas Consciente, a Secretaria de Saúde criou o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) de Pedra do Anta.

Compõem o COES representantes de diversos setores da Secretaria de Saúde, médico e psicóloga, além de assistente social além de nomes da Secretarias de Educação e Administração e uma cadeira para representante da Câmara Municipal. A presidência da comissão é do Secretário de Saúde, Marcus Schitini.