REGIÃO

Parto de emergência realizado no posto de saúde em São Miguel do Anta

Profissionais de plantão fizeram o parto às pressas na UBS Augusto Lopes Nogueira


Publicado em: 14/07/2021 às 16:00hs

Parto de emergência realizado no posto de saúde em São Miguel do Anta
Foto: Prefeitura de São Miguel do Anta

Por volta das 22h30 da segunda-feira, 12, a equipe da Unidade Básica de Saúde Augusto Lopes Nogueira realizaram um parto de emergência da gestante Sônia das Dores Ramos Ribeiro, 39, que deu entrada na unidade já em trabalho de parto. O médico plantonista, Dr. Saulo Henrique Lopes, os técnicos de enfermagem Antônio Arlindo Lopes (Toninho) e Joice Teixeira avaliaram e perceberam que não chegariam a tempo a Viçosa.

Apesar de a gestação ser considerada de alto risco, visto que a mãe apresentou diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, o parto ocorreu da melhor forma e às 22h50 nasceu João Ramos Ribeiro, pesando 2.100 kg. Sônia é casada com o João Paulo Marçal, são residentes da Zona Rural de Fartura. Segundo o Pai, João Paulo, a gestação exigiu muita atenção e cuidados, “sempre ficávamos preocupados quanto ao momento do parto, mas fomos surpreendidos e graças a Deus e toda equipe do posto de saúde, ocorreu tudo bem”, completou.

O técnico de enfermagem, Toninho, afirmou que o momento foi de grande emoção para a equipe e para os pais: “Estamos vivendo um momento de pandemia, onde infelizmente tivemos perdas. Geralmente, em nossos plantões, não ocorrem fatos assim com frequência e poder em meio a tudo isto presenciarmos o milagre da vida, é gratificante e emocionante”.

Após o parto, e posarem para uma bela foto, a mãe e o bebê foram transferidos para o Hospital São Sebastião em Viçosa onde foram concluídos os procedimentos clínicos.