REGIÃO

Livro conta a história de Paula Cândido

O trabalho surgiu da necessidade do museu em preencher lacunas na historiografia do município, que está localizado a cerca de 27 quilômetros de Viçosa


Publicado em: 22/01/2021 às 15:33hs

Livro conta a história de Paula Cândido
Paróquia São José em Paula Cândido-MG Foto: Arquivo Internet

A Casa Cultural Padre Antônio Mendes publicou no final de dezembro último o livro “Aspectos Culturais e Históricos de Paula Cândido”, produzido com o apoio das historiadoras Lorena de O. Vieira, Tailane de O. Dias e Luciana de F. Fonseca.   

O prefácio da obra é assinado pelo cientista social Thaynã Paes, que destaca a importância da realização de entrevistas orais com moradores e detentores de saberes sobre os bens culturais pesquisados. Além disso, foram feitas buscas em documentos históricos da Casa da Cultura, no cartório, paróquia, sites e em documentos disponibilizados pelos cidadãos. 

A historiadora Lorena Vieira é autora do capítulo “Tribos indígenas, território, população e cultura: a formação do município de Paula Cândido”. O capítulo aborda a formação da população indígena no local e dá destaque também aos aspectos políticos, como o médico Francisco de Paula Cândido, o primeiro prefeito José Maurílio Valente e o Monsenhor Lisboa (José Maria da Silva Lisboa Júnior). Além dos aspectos educacionais, a autora aborda atividades culturais, como as tradicionais Festas do Rosário e Bandas de Congo, que ocorrem no distrito de Airões e nas comunidades dos Barros e Chácara. 

Já Tailane de Oliveira Dias ficou responsável pela pesquisa sobre a escravidão em São José do Barroso, atualmente, conhecido como Paula Cândido. A historiadora realizou pesquisa em documentos históricos e se aprofundou sobre as questões políticas e culturais da comunidade quilombola do Córrego do Meio. Além disso, ficou responsável por abordar a história da “Folia do Divino Espírito Santo”, na Comunidade São Mateus, e da “Folia de Reis e São Sebastião”. Além das atividades do Grupo de Capoeira Guerreiros das Paz e Liberdade e o grupo Luta Camará Capoeira. 

A historiadora Luciana de Fátima Fonseca, por sua vez, é responsável pela parte que aborda a atuação do Monsenhor Licínio (falecido), com foco nas contribuições que o sacerdote deu para o município de Paula Cândido em diversas áreas. Ela foi responsável por se debruçar sobre a história do futebol no município, por meio de entrevistas sobre a formação do Campo União e Ary Barroso. Luciana Fonseca também pesquisou sobre a história do vôlei no município e escreveu as biografias das personalidades que se destacaram na história de Paula Cândido. 

A publicação “Aspectos Culturais e Históricos de Paula Cândido” está disponível em formato virtual e conta com diversas fotografias antigas do município.  

A obra completa pode ser acessada no site Museus do Brasil, do Governo Federal. 

 

150 ANOS 

Em setembro de 2020, foi celebrado o aniversário de 150 anos de fundação da paróquia matriz de São José, em Paula Cândido. Devido a pandemia, as celebrações aconteceram de forma restrita e um vídeo foi produzido pela Pastoral da Comunicação, como forma de registrar o sesquicentenário da igreja que possui relação direta com a história do município.