REGIÃO

HSJB suspende pronto atendimento de Covid-19 para pacientes de 10 municípios da região

Direção do hospital alega falta de contrapartida financeira por parte das prefeituras


Publicado em: 15/10/2021 às 18:40hs

HSJB suspende pronto atendimento de Covid-19 para pacientes de 10 municípios da região
Foto: reprodução

Moradores de dez municípios da região não terão mais acesso ao pronto atendimento (PA) exclusivo para Covid-19 no Hospital São João Batista, em Viçosa. Desde ontem, segundo informativo do hospital, os pacientes do Sistema Único de Saúde, residentes em Araponga, Cajuri, Canaã, Coimbra, Ervália, Pedra do Anta, Paula Cândido, Porto Firme, São Miguel do Anta e Teixeiras devem procurar a unidade de saúde dos próprios municípios.

A medida foi tomada após as prefeituras não se manifestarem em repassar recursos para manter o serviço. Desde quando foi criado, no ano passado, o pronto atendimento exclusivo para Covid-19 atendia pacientes que chegavam ao hospital com sintomas da doença. Os custos eram bancados pela Prefeitura de Viçosa e os planos de saúde particulares.

De acordo com a direção do HSJB, mesmo sem aporte financeiro das prefeituras vizinhas, o hospital estendeu o pronto atendimento também para a população da microrregião. Mas, no mês passado, os planos de saúde pararam de pagar o convênio, no valor mensal de 40 mil reais, o que inviabilizaria a manutenção do PA.

O hospital, então, disse que chegou a fazer contato com as prefeituras, com a intenção de ratear os custos, sem comprometer o atendimento. Diante da ausência de respostas oficiais, o HSJB optou por cancelar o pronto atendimento para residentes nos municípios listados acima.

A população de Viçosa e pacientes com plano de saúde particular ainda tem acesso ao PA exclusivo para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. O Hospital São João Batista reforçou também que as internações, tanto em leitos clínicos quanto em UTI continuam funcionando normalmente para todos os pacientes, incluindo os da microrregião.