REGIÃO

Homem condenado por duplo homicídio em Coimbra, ocorrido em abril de 2002

Luiz Afonso Ladeira ficou foragido da Justiça por mais de 13 anos, até ser preso no Rio de Janeiro, em 2017


Publicado em: 27/05/2022 às 16:26hs

Homem condenado por duplo homicídio em Coimbra, ocorrido em abril de 2002

O carioca Luiz Afonso Ladeira, 67, foi preso por policiais militares na noite de quarta-feira, 25, logo após término de audiência de Juri Popular ocorrido no Fórum de Viçosa, onde foi condenado a 32 anos de prisão em regime fechado, pelo assassinato duplamente qualificado de um casal de irmãos em Coimbra, ocorrido em abril de 2002.

O promotor de Justiça Vinícius Pinto, que participou da audiência, postou em suas redes sociais em desabafo, onde externa: “Justiça feita e página virada para os familiares das vítimas que tiveram dois entes queridos (irmãos) brutalmente assassinados em 2022, na cidade de Coimbra, portanto, há mais de 20 anos. O réu ficou foragido por 13 anos e 7 meses. 

Após mais de 14 horas de trabalho no Plenário do Juri da Comarca de Viçosa, os jurados reconheceram os homicídios duplamente qualificados e a sentença cravou 32 anos de condenação para o réu que chegou solto e saiu preso direto para o Presídio de Viçosa. 

Ganhou mais uma vez a sociedade mineira, em especial a Comarca de Viçosa”.

Depois de ficar mais de 12 anos foragido da Justiça, policiais civis de Viçosa, em parceria com policiais do Rio de Janeiro, cumpriram em setembro de 2017 um mandado de prisão expedido pela Justiça de Viçosa em operação intitulada “Teu passado te condena”.

 

O CRIME

O duplo assassinato ocorreu por volta das 20 horas do dia 20 de abril de 2002, e abalou a pacata Coimbra. Os irmãos Helena de Fátima Pimentel, na época com 35 anos, doméstica, e Luciano Geraldo Pimentel, 30, foram executados pelo guarda noturno Luiz Afonso Ladeira, que residia em Coimbra há pouco tempo. De acordo com informações da polícia, Helena teria discutido com a amante de Luiz Afonso, identificada apenas por Alessandra, na noite anterior, no clube da cidade, por motivos não revelados. Alessandra chegou em casa e contou a sua versão para o amante, que resolveu ir até a residência de Helena tirar satisfações. Lá chegando, iniciou-se uma nova discussão. O irmão de Helena foi chamado para apaziguar a briga, sem sucesso. Luiz Afonso, que estava com a intenção de matar, disparou o revólver contra Helena e Luciano, que apesar de serem socorridos imediatamente, faleceram minutos após dar entrada no Hospital São João Batista, em Viçosa. De acordo com informações de moradores, Luiz Afonso era muito agressivo e veio fugido de São Paulo para trabalhar numa empresa de segurança noturna em Coimbra. Testemunhas disseram que o homem andava armado e usava drogas sem nenhum constrangimento. Após o duplo homicídio, Luiz Afonso fugiu numa VW/Kombi bege, placa GMD-7487. Na empresa onde Luiz Afonso trabalhava, há poucas informações sobre o assassino. Na época, a reportagem do Folha da Mata só conseguiu apurar que a Prefeitura de Coimbra, utilizando verba do gabinete do prefeito, deu apoio à empresa doando sete lanternas profissionais e patrocinando os panfletos de divulgação da firma. 

Informações apuradas agora, 15 anos depois do crime, mostram que por pouco outras pessoas também não foram atingidas pelos disparos efetuados por Afonso, naquele dia. Horas antes do duplo assassinato, Alessandra e Helena tiveram um desentendimento e Alessandra contou a Afonso. Ele, no dia seguinte, foi à procura de Helena para tirar satisfação. Helena estava em frente a um bar com o filho de 4 anos e a sobrinha de 9, quando Afonso, armado de revólver chegou acompanhado da namorada, Alessandra, e começaram a agredir Helena e as crianças. Testemunhas disseram que Afonso chegou a encostar a arma de fogo na cabeça da menina de 9 anos e chutar o rosto de Helena. Luciano, pai da menina de 9 anos, estava em casa dormindo e ficou sabendo da briga e que alguém havia apontado uma arma de fogo para a cabeça de sua filha e foi ao local e ao chamar Afonso, para saber o que estava acontecendo, foi assassinado. Ainda de acordo com as informações repassadas ao Folha da Mata, os disparos só não acertaram as crianças por que populares que passavam pelo local na hora conseguiram pegar a menina e o menino e escondê-los em um local seguro.