REGIÃO

Governo de Minas confirma microrregião de Viçosa na onda verde do Minas Consciente

Prefeitura de Viçosa definirá hoje se município continua na onda verde ou regride para a onda vermelha do programa


Publicado em: 03/12/2020 às 16:52hs

Governo de Minas confirma microrregião de Viçosa na onda verde do Minas Consciente

Conforme adiantado pelo Folha da Mata, a microrregião de Viçosa deve seguir a onda verde do programa Minas Consciente. A confirmação foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, nesta quinta-feira, 3 de dezembro. No entanto, a decisão final está nas mãos do prefeito Ângelo Chequer e sua equipe. 

A deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 nº 107 foi oficializada hoje e nela consta que a macrorregião Leste do Sul, da qual Viçosa, Ponte Nova e Manhuaçu fazem parte, deve operar na onda vermelha do programa. Na prática, apenas os serviços essenciais poderão funcionar, do 5 a 12 de dezembro. 

O município de Viçosa aderiu ao Minas Consciente seguindo as orientações para a microrregião, no dia 10 de setembro, quando extinguiu as barreiras sanitárias e acabou com o rodízio de CPFs no comércio local.

Na Prefeitura de Viçosa, a discussão é sobre qual orientação o município vai seguir. O prefeito Ângelo Chequer (PSDB) pode optar por manter o município na onda verde (microrregião) ou regredir para a onda vermelha (macrorregião).

A previsão é de que a mudança seja divulgada até o final desta quinta-feira, 3.

Viçosa hoje conta com 65 casos ativos de Covid-19, 783 são considerados curados, num total de 852 casos confirmados e quatro mortes. 

Microrregião de Ponte Nova vai para onda vermelha 

A orientação para a microrregião de Ponte Nova, composta por 21 municípios, é a onda vermelha. A regressão deve acontecer neste sábado, 5, mas a Prefeitura de Ponte Nova informou que o decreto municipal regulamentando a situação deve ser publicado nesta sexta-feira, 4. 

As regressões registradas em Ponte Nova ocorrem devido ao aumento do número de casos de Covid-19. O boletim epidemiológico de ontem, contabilizou 1.440 confirmações de Covid-19; só na terça-feira, 1º, foram 66 novos casos e nesta quarta, mais 31. O município tem 327 casos ativos, 1.084 curados e 29 óbitos.

O município conta com 19 leitos de UTIs, sendo que, até ontem, 17 estavam ocupados. Lá são 80 leitos clínicos para Covid-19, e 31 ocupados. Um paciente de Rio Doce, que integra a microrregião de Ponte Nova, está internado em leito de UTI em Viçosa, devido à alta taxa de ocupação em Ponte Nova.